“Velozes 10”: Louis Leterrier substitui Justin Lin na direção

“Velozes 10”: Louis Leterrier substitui Justin Lin na direção

Louis Leterrier, diretor responsável por “O Incrível Hulk” e os dois primeiros filmes de “Carga Explosiva”, irá substituir Justin Lin na cadeira de direção de “Velozes & Furiosos 10”, segundo a Variety. A decisão foi anunciada uma semana após a saída repentina e surpresa de Justin Lin, que deixou o cargo de diretor do longa, mas continuará como um dos produtores.

Segundo fontes da revista, o novo diretor derrotou vários candidatos para o trabalho, sendo a primeira escolha da Universal Pictures. Os cronogramas ainda estão sendo definidos. Ele vem para a franquia com uma ampla experiência no ramo da ação. Ele expandiu sua carreira de diretor em 2005 com dois longas de ação com Jet Li (“Cão de Briga”) e Jason Statham (“Carga Explosiva”). Posteriormente, ele fez a transição no estúdio com “O Incrível Hulk” de 2008, “Fúria de Titãs” de 2010 e “Truque de Mestre” em 2013.

Depois de um leve tropeço nas bilheterias com o filme de Sacha Baron Cohen de 2016 “Irmão de Espião”, o cineasta francês voltou-se para a televisão com duas séries de sucesso da Netflix: “O Cristal Encantado: A Era da Resistência” de 2019 e “Lupin” de 2021. Seu próximo longa, o filme de ação em francês “The Takedown”, estreará na plataforma de streaming em 6 de maio.

Leterrier precisará ser ágil. Ele está herdando uma produção com quase todos os elementos criativos já estabelecidos por Justin Lin, que já estava com uma semana de produção quando anunciou sua saída em 26 de abril. Mesmo na ausência de Lin, as câmeras ainda estão rodando: com estrelas como Vin Diesel, Charlize Theron e o recém-chegado Jason Momoa já no set, a Universal pausou a produção na unidade principal enquanto a segunda unidade continuou filmando no Reino Unido.

Dan Mazeau escreveu o roteiro junto com Justin Lin. A produção de “Velozes 10” inclui o próprio ex-diretor, Vin Diesel, Neal Moritz, Jeff Kirschenbaum e Samantha Vincent. Enquanto isso, manter a produção principal no limbo durante a busca de diretores custou à Universal entre US$ 600.000 a US$ 1 milhão por dia, de acordo com fontes de diferentes estúdios com experiência em substituir diretores no meio do caminho. Além das pressões financeiras, Theron, Momoa e Brie Larson são os principais atores em outras franquias estabelecidas. Atrasos mais longos podem ter causado mais estragos em um calendário de filmagens já complexo.

Outro problema é o fato de que “Velozes 10” foi originalmente concebido como a primeira de uma conclusão em duas partes da saga “Velozes e Furiosos”. Segundo uma fonte próxima às filmagens, os cineastas por trás do capítulo final “contemplaram” dividir o longa em duas partes, embora o cronograma de produção no momento acomode apenas o primeiro filme em um possível par final.

Sigam-me os bons: