Ed Sheeran vence batalha judicial por “Shape of You”

Ed Sheeran vence batalha judicial por “Shape of You”

Após ser acusado de plágio pela música “Shape of You”, o músico britânico Ed Sheeran venceu o processo judicial movido pelos compositores Sami Chockri e Ross O’Donoghue. A Suprema Corte do Reino Unido decidiu que Sheeran não plagiou a música “Oh Why” de Sami Chockri de 2015.

Na decisão, o juiz Antony Zacaroli disse que Ed Sheeran “não copiou deliberadamente nem inconscientemente” o trabalho de Sami Chokri e acrescentou que havia “semelhanças entre a frase de um compasso” em “Shape of You” e “Oh Why”, dizendo que “essas semelhanças são apenas um ponto de partida para uma possível violação” de direitos autorais. Após estudar as músicas, Zacaroli concluiu que havia “diferenças entre as partes relevantes” das canções, que “fornecem evidências convincentes de que a frase ‘Oh I’” em “Shape of You” originou-se de outras fontes além de ‘Oh Why.’ ”

Respondendo à acusação de que Sheeran tinha ouvido “Oh Why” antes de compor “Shape of You”, Zacaroli disse: ”Considero, de fato, que ele não a ouviu”, acrescentando que havia apenas um “fundamento especulativo” sobre essa alegação da defesa. Sheeran emitiu uma declaração em vídeo após o veredicto, que você pode ver abaixo:

Embora estejamos obviamente felizes com o resultado, sinto que reclamações como essa são muito comuns agora e nos tornamos uma cultura em que uma reclamação é feita com a ideia de que o acordo será mais barato do que levá-lo ao tribunal, mesmo que não haja fundamento para a alegação. É realmente prejudicial para a indústria de composição.

Há apenas tantas notas e muito poucos acordes usados ​​na música pop. A coincidência está prestes a acontecer se 60.000 músicas forem lançadas todos os dias no Spotify. São 22 milhões de músicas por ano e há apenas 12 notas disponíveis.

Não quero tirar nada da dor e do sofrimento sofridos pelos dois lados deste caso, mas só quero dizer que não sou uma entidade, não sou uma corporação. Sou um ser humano, sou pai, sou marido, sou filho. Processos judiciais não são uma experiência agradável. E espero que essa decisão signifique que, no futuro, reivindicações infundadas como essa possam ser evitadas. Realmente tem que acabar.

Eu, Johnny e Steve, somos muito gratos por todo o apoio enviado a nós por colegas compositores nas últimas semanas. Espero que todos possamos voltar a escrever músicas em vez de ter que provar que você pode escrevê-las.

Ed Sheeran é creditado como o autor de “Shape of You” ao lado do cantor Johnny McDaid da banda Snow Patrol e o produtor Steven McCutcheon (profissionalmente conhecido como Steve Mac).

O veredito é o final de uma batalha judicial que se estendeu por quatro anos entre Ed Sheeran e os compositores Sami Chockri e Ross O’Donoghue, que incluiu um julgamento de 11 dias em Londres no mês de março.

Chokri é mais conhecido sob seu pseudônimo Sami Switch, enquanto O’Donoghue é um produtor. Eles alegam que “Shape of You” tem similaridades com o single “Oh Why”, de Chockri.

Em 2018, Ed Sheeran, Johnny McDaid e Steven McCutcheon – ao lado da Sony/ATV Music Publishing, Rokstone Music Limited, Polar Patrol Music e Kobalt Music – abriram processos legais contra Chokri e O’Donoghue em uma tentativa de obter uma declaração legal dizendo que não havia violação de direitos autorais. Dois meses despois, Chockri e O’Donoghue emitiram uma reconvenção alegando violação de direitos autorais e pedindo indenização e uma conta de lucros, segundo relatos.

“Shape of You” foi um grande sucesso desde seu lançamento e em 2021 se tornou a primeira música no Spotify a alcançar 3 bilhões de streams.

Esta não é a primeira vez que Ed Sheeran é processado por infringir direitos de cópia. Em 2016, ele foi processado por seu single “Photograph” e dois anos depois foi processado em 100 milhões de dólares por “Thinking Out Loud”. Com “Photograph” houve um acordo na corte, mas acredita-se que a batalha sobre “Thinking Out Loud” ainda está em andamento.

Sigam-me os bons: