Crítica: The Flash – 4×14 – Subject 9

Crítica: The Flash – 4×14 – Subject 9

Após um hiato por causa das Olimpíadas de Inverno, The Flash retornou com mais um episódio que mantém a boa sequência, mesmo que o vilão seja o mesmo em corpos diferentes.

O texto abaixo é uma crítica referente ao episódio 4×14 de The Flash. Se você ainda não assistiu, dá tempo de dar meia-volta e procurar outro artigo para ler ou o episódio online 🙂

Mais um episódio em que a relação de amizade de Ralph com o Time Flash (e principalmente Barry Allen) é muito bem explorada e trabalhada. O “prêmio” que ele recebe ao ajudar a equipe é a amizade e isso, embora seja simples, é o suficiente para mantê-lo motivado no grupo e devolver tal comportamento a Barry.

Isso ocorre pois temos um Barry Allen afastado dos seus serviços na Polícia de Central City logo no começo do episódio. Bem provável que seja apenas temporário enquanto DeVoe permanece dando as caras na cidade e a nova prefeita se importa em manter o CSI fora do expediente durante as investigações. Vale ressaltar que o Capitão menciona que DeVoe está cooperando em diversos interrogatórios. Isto é, Ralph está ajudando o time em inúmeras oportunidades.

O episódio serviu também para resgatar o poder de Cisco tão jogado para escanteio em muitos outros momentos. O personagem utiliza mais vezes seus poderes, como para indicar onde estará o “Sujeito 9”, que dá o nome ao 14º capítulo dessa saga contra O Pensador. Trata-se de Izzy Bowin, que possui poderes que controlam as ondas sonoras. Também merece um ponto o diálogo em que Ralph acha que o nome “Soundwave” é um ótimo nome para a moça e Cisco retruca que “sim, se já não fosse usado por um Transformer”.

O Time Flash aparentemente estava na dianteira ao localizar Izzy antes do casal DeVoe, mas Clifford aparece no corpo já deteriorado de Becky e usa alguns de seus poderes anulando o trio Barry-Cisco-Ralph, antes de ser jogada longe por Izzy. O grupo vai até o Star Labs e notamos que Barry está cada vez mais acelerado em tentar derrotar de vez o vilão da temporada, sem se importar em mostrar logo seu rosto como Flash até para uma recém-chegada. Fazendo com que seus amigos heróis também se apresentem oficialmente à moça. Aqui iniciamos algumas boas cenas de Ralph, como quando ele fala:

Não sei, gente. Sinto que se eu seguisse ela no corredor e tivesse uma daquelas conversas inspiracionais, talvez eu conseguisse fazê-la ficar.

A ideia parecia ótima, mas nem tudo são mil maravilhas no Time Flash. Enquanto Barry força o aprendizado do novo recurso, temos a relação de Harry e Cecile ser melhor utilizada, com o pai de Jesse se submetendo até a criar amizade com a esposa de Joe (dessa vez foi o patriarca da família West que não apareceu). E bom saber que a ideia do inibidor cerebral mencionado anteriormente por Savitar na última temporada foi utilizada justamente por Harry, que está constantemente frustrado por não ser mais esperto que DeVoe.

Como a teoria só parecia ótima, a prática prova o contrário e em mais um embate contra o vilão da temporada, Izzy acaba sendo a mais nova vítima d’O Pensador. Uma pena pois a relação da personagem com Ralph foi muito boa, mas isso servirá como uma motivação maior para que o Homem Elástico queira derrotar Clifford DeVoe junto do seu amigo Barry.

O Tio Du avalia esse episódio novamente como uma forte nota 8. Como um episódio de meio de temporada, assim como alguns anteriores, ele foi muito bem trabalhado, principalmente na evolução de Ralph novamente. Vale ressaltar, porém, que essa evolução já está muito bem encaminhada, podendo já se voltar ao intuito da série: o Flash. Contudo, podemos já notar que os produtores aparentemente já chegaram onde queriam com o Homem Elástico. A evolução constante até se tornar o amigo de Barry, como nos quadrinhos e além disso, o grande apoio para o tão esperado embate final contra o vilão da temporada. O bom humor, as atuações e a cena final em que Ralph entrega o cartão de detetive particular de Barry são ótimos pontos a destacar.

E prepare-se! O próximo episódio se chamará “Enter Flashtime” e deverá nos mostrar insanamente a extensão do poder de Barry quando uma bomba nuclear explode em Central City e o velocista consegue congelar o tempo na cidade. Além disso, ele contará com a ajuda de Jesse Quick e Jay Garrick para salvar a todos.

Sigam-me os bons: