Depois de dominar as bilheterias e quebrar recordes com “Barbie”, a Mattel chegou oficialmente a Hollywood. E empolgou.
Em 2018, após um período tumultuado de queda nas vendas de brinquedos, a Mattel contratou um novo CEO, o empresário Ynon Kreiz, que teve a visão de transformar a empresa de brinquedos em uma máquina orientada por propriedades intelectuais, criando essencialmente um universo cinematográfico da Mattel. Agora, com o imenso sucesso de “Barbie”, o caminho está livre para a Mattel fazer o que quiser – e eles já têm uma tonelada de projetos em andamento com parceiros de primeira linha.
Com dezenas de brinquedos infantis em sua lista de filmes, 14 propriedades da Mattel estão em desenvolvimento ativo, incluindo “Barney”, “Polly Pocket”, “Thomas and Friends” e “American Girl”.
Claro, a porta também está aberta para a sequência de “Barbie”. A diretora Greta Gerwig disse que não está pensando em uma continuação no momento, dizendo: “Neste momento, é tudo o que tenho”. Mas depois que a fantasia rosa choque estrelada por Margot Robbie arrecadou surpreendentes US$ 380 milhões em todo o mundo em seus primeiros cinco dias nos cinemas, é uma aposta segura que a Mattel e a Warner Bros vão querer mais.
Robbie Brenner – a produtora indicada ao Oscar que dirige a Mattel Films e produziu “Barbie” e todos os projetos de filmes da Mattel em desenvolvimento – diz que a empresa esperava que “Barbie” se tornasse um sucesso de bilheteria, para que pudessem explorar sequências em potencial. O mesmo vale para o resto de sua lista, que contém linhas de brinquedos prontas para franquias, como “Mestres do Universo” e “Hot Wheels”.
Agora que a Mattel acertou o primeiro, aqui está um resumo do que está em sua lista – e algumas novidades que a Variety pôde revelar com exclusividade em cada um dos projetos.
- Barney
Produção: Daniel Kaluuya
O icônico dinossauro roxo inspirará um filme live-action que a Mattel descreveu anteriormente como um “tipo A24” de filme “surrealista”. Agora, Brenner divulga mais alguns detalhes, dizendo: “Não sei se será necessariamente mais sombrio. Vai ser único – mais como ‘Quero Ser John Malkovich’ ou um ‘Adaptação’”, diz ela, referindo-se aos filmes de Spike Jonze de 1999 e 2002.
- Polly Pocket
Estúdio: MGM
Estrela: Lily Collins
Escritor/Diretor: Lena Dunham
A estrela de “Emily em Paris” vai estrelar como a microboneca em uma comédia familiar escrita e dirigida pela criadora de “Girls”.
Brenner confirma que existe um roteiro, que ela descreve com entusiasmo como um “ótimo” roteiro. “Antes de tudo, elas são duas das minhas damas favoritas de todos os tempos”, diz Brenner sobre Collins e Dunham. “Tem sido uma colaboração incrível. Lena é tão colaborativa e arregaça as mangas e gosta muito de rolar nas notas e ouvir. Ela é incrível. Lily é tão inteligente e tão específica e tão produtiva. Foi uma colaboração incrível, então estamos entusiasmados com isso. Com sorte, faremos isso em algum momento no futuro.”.
Estúdio: Warner Bros.
Produção: JJ Abrams
O brinquedo mais vendido do mundo ganhará vida em um filme que apresenta carros, monster trucks e motos.
Abrams descreveu a adaptação como “fundamentada e corajosa”. Brenner disse que suas palavras significam que o filme terá “personagens reais com os quais você pode se relacionar, que são tridimensionais, que têm jornadas emocionais”. Ela acrescenta: “Olhe para qualquer filme de J.J. Abrams. Todos os seus filmes têm uma história incrível e personagens incríveis. Isso era algo importante para ele – fazer um filme que não fosse apenas divertido e empolgante, mas que tivesse emoções reais e riscos reais.”.
- Rock ‘Em Sock ‘Em Robots
Estúdio: Universal
Estrela: Vin Diesel
Escritor: Ryan Engle
A estrela de “Velozes e Furiosos” liderará uma produção baseada no jogo de mesa de robôs de batalha da Mattel. “Vin está animado”, diz Brenner. “Estamos trabalhando no desenvolvimento de um roteiro e estamos todos muito animados com isso.”.
- American Girl
Uma comédia familiar está em desenvolvimento, baseada no mundo das bonecas, conteúdo e experiências que a Mattel diz “ajudar as meninas a crescer com confiança e desenvolver o caráter”.
- Magic 8 Ball
Uma adaptação cinematográfica do Magic 8 Ball “provavelmente será um thriller PG-13”, brinca Brenner.
Uma história em torno do super-herói He-Man está em desenvolvimento em vários estúdios ao longo dos anos. A Mattel ainda espera transformar o mundo de personagens amados em um filme de ação e aventura com potencial para explodir em uma mega franquia. Mas a Mattel está agora procurando um novo comprador para “Mestres do Universo”, depois que a Netflix abandonou o projeto. A propriedade estava amarrada com milhões em custos de desenvolvimento de suas vidas passadas em outros estúdios. Mais recentemente, ele contratou a dupla de cineastas, os irmãos Nee e o ator de “Amor, Sublime Amor” Kyle Allen para estrelar como He-Man.
- Major Matt Mason
Estrela: Tom Hanks
Roteiro: Akiva Goldsman, Michael Chabon
Hanks vai estrelar como o astronauta da Mattel da década de 1960 que vive e trabalha na lua.
- UNO
Escritor: Marcy Kelly
O jogo de cartas com melhor desempenho no mundo agora vai virar filme. Espero que a produção não lance um +4 e vire uma franquia disso.
- Wishbone
Estúdio: Universal
Produção: Peter Farrelly
O terrier literário de Jack Russell que ficou famoso na PBS nos anos 90 agora estrelará sua própria comédia de aventura familiar, produzida pelo cineasta de “Debi & Lóide”.
- Matchbox
Estúdio: Skydance
Escritor: David Coggeshall
Um filme de ação será baseado nos lendários carros de brinquedo que foram inventados em 1953.
- Thomas & Friends
Direção: Marc Forster
O diretor de “Guerra Mundial Z” e “A Última Ceia” dirigirá um filme de fantasia baseado na série animada de trens infantis.
- View Master
Muito antes do VR, existia o visualizador de imagens que foi inventado em 1939. Agora, um filme de aventura será baseado no clássico brinquedo.
- Christmas Balloon
Autor: Gabriela Revilla Lugo
Produção: Cris Lemos
Não baseado em um brinquedo, mas baseado em uma história real de quando a Mattel doou brinquedos para ajudar a realizar o sonho de uma jovem depois que ela amarrou sua lista de Natal a um balão que foi encontrado por um casal enlutado que trabalhava com a empresa de brinquedos para cumprir o desejos da menina. A Mattel procura produzir um drama familiar baseado nesta história.
Sigam-me os bons:
