Crítica: The Flash – 5×02 – Blocked

Crítica: The Flash – 5×02 – Blocked

As aventuras de Barry e sua filha Nora estão presentes novamente no episódio dessa semana de The Flash. O segundo capítulo do novo ano mostra mais do grande vilão da temporada, Cicada, incluindo seu rosto, sob atuação de Chris Klein. Além disso, mantém a boa qualidade presente na premiere da série e já avisa do risco que o Time Flash irá ocorrer nesta quinta temporada.

Sim, Cicada está presente. E incluir um primeiro embate logo no segundo episódio da temporada pode nos levar para dois caminhos: Uma ótima temporada cheia de grandes duelos, perdas e riscos ou, o que deve ocorrer, uma sequência de episódios para encher linguiça enquanto o final de temporada não se aproxima. Em qualquer um dos meios utilizados, o nome do próximo episódio já traz um grande problema à equipe já no título: The Death of Vibe (A Morte de Vibro).

Seria possível dizer que a morte do herói protagonizado por Carlos Valdes é difícil ocorrer, mas conhecemos The Flash e suas perdas. O vilão continua mostrando o que quer e já avisou no final do primeiro episódio: Que todos os metas morram. Isso é provado já nos segundos iniciais, quando cenas de sua luta com Impulso são mostradas enquanto ele está, aparentemente, se trocando para seu novo trabalho. Este, que deverá ser melhor mostrado em um possível episódio com sua história, algo já utilizado com os vilões das temporadas anteriores. Voltamos a falar dele mais tarde.

O plano de fundo de término de Cisco e Cigana pode ser uma boa deixa para o terceiro capítulo deste ano, na próxima semana e, embora tenha sido exagerada essa exposição em boa parte deste episódio, nos rendeu algumas piadas e cenas conjuntas do Cisco com Caitlin e Ralph, este último com uma parcela de Barney Stinson (de How I Met Your Mother), quando apresenta sua lista de 27 itens para superar um término.

A dose de drama permanece presente na série neste novo episódio, o que pode incomodar alguns fãs que gostam mais da ação e comédia. Eu não estou vendo problema. Talvez pelo costume, ou pela boa forma que está sendo dosado nas histórias correntes. Não chegou a ser forçado como em alguns roteiros passados: Joe está bem presente como conselheiro para Iris, deixando com que ela dê espaço ao pai e filha; e quando explica a Barry o que Nora está fazendo, embora seja um pouco mais claro.

Iris também exerce a função que muitos fãs sentem falta na personagem: A repórter investigativa, com seu blog sendo mencionado, indo atrás da notícia e se apresentando como Iris West-Allen, a repórter. Bom para deixar muito fã com menos incômodo.

Assim como na premiere, o vilão do episódio fica em segundo plano, com poucas e rápidas cenas apenas para ser a ameaça da semana, sem muita atenção, visto que o foco continua sendo na relação entre Barry e Nora e também com Cicada, em um processo semelhante ao que víamos com DeVoe no 4º ano.

A exibição do grande vilão de imediato pode ser uma grande sacada ou um grande tiro no pé para a série do Velocista Escarlate. Como mencionei no início, dois caminhos podem ser trilhados a partir daí. Com a resolução do embate com o vilão da semana, alguma coisa do algoz da temporada precisava ser mostrado e uma briga de 3 sem poderes contra 1 apelão foi bem montada pela direção. Interessante notar que Cicada sai de perto do Flash quando XS chega chamando-o de pai. O que isso pode significar? O que Nora sabe sobre ele, visto que ela fala seu nome quando o time está vendo a gravação do ataque ao Impulso? As teorias aumentam e é isso que o Tio Du gosta.

Confesso que me empolguei na nota da semana passada ao assistir o episódio mais uma vez e notar mais algumas pequenas falhas. Para esse episódio, tive um senso crítico melhorado para determinar uma nota 8 para “Blocked”. Nesta avaliação mais sincera, ainda assim, quase dei uma nota maior, mas me contive. Me dá uma leve preocupação a possibilidade de episódios desnecessários durante o meio de temporada, porém, não posso negar a empolgação com o que foi apresentado até o momento, inclusive com as referências ao Motoqueiro Fantasma e Thor.

Na próxima semana, um novo Wells (Sherlock Wells) dará as caras em The Flash. A promo de “The Death of Vibe” nos dá uma pista do que pode acontecer no terceiro episódio. Talvez algo relacionado ao ferimento feito pela adaga de raio do vilão possa tirar os poderes de Cisco, visto que uma falha em sua visão tenha sido colocada nesta semana mediante a apenas um corte nas mãos do personagem. Confira a promo abaixo e comente suas teorias com o Tio Du:

https://www.youtube.com/watch?v=KitB3azuwjk

Sigam-me os bons: