Quando James Gunn anunciou que os primeiros projetos da DC Studios seriam divulgados em janeiro de 2023, muitos fãs acharam que um evento cinematográfico seria produzido pela Warner Bros Discovery com uma data certa. Muitos deram a ideia de um teaser do comunicado e o mês foi chegando ao fim até que o co-CEO da DC Studios resolveu divulgar hoje, 31 de janeiro, os primeiros planos para o novo Universo Cinematográfico da DC Comics.
Em suas redes sociais, e posteriormente no canal da DC no YouTube (vídeo abaixo), James Gunn comentou sobre acompanhar os quadrinhos da DC desde a infância. Ele também falou que a empresa terá dois universos separados: O DCU será o principal, integrando personagens entre filmes, séries, animações e games (!), com o mesmo ator fazendo os mesmos personagens em todas as mídias. O outro universo será o chamado “Elseworlds”, já conhecido nos quadrinhos e até anteriormente no Arrowverso. Neste universo, filmes como “Coringa” e “The Batman”, além da animação dos “Jovens Titãs em Ação!” terão suas histórias contadas, sem ter integração com o seu universo principal, o DCU.
O primeiro capítulo deste novo DCU se chamará “Deuses e Monstros” (“Gods and Monsters”, no título original). Segundo Gunn, o filme “The Flash” (com Ezra Miller) será o ponto inicial para o reboot, sendo integrado ao novo universo compartilhado. Os outros longas que estrearão este ano, “Shazam! Fúria dos Deuses”, “Besouro Azul” e “Aquaman e o Reino Perdido” permanecerão integrados ao novo DCU, assim como a série do “Pacificador” que terá um spin-off focado em Amanda Waller. Confira abaixo os projetos anunciados:
“Creature Commandos”

O projeto é uma animação para TV, onde a DC Studios planeja colocar os atores da produção eventualmente em live-action posteriormente, integrando o mesmo ator/atriz entre o universo animado e o real.
“Waller”

O segundo projeto será a série live-action “Waller”, spin-off de “Pacificador”, confirmando as notícias anteriores que James Gunn estava trabalhando em um projeto com Viola Davis retornando ao papel de Amanda Waller, já estabelecido no agora extinto DCEU. Segundo Gunn, Waller irá se juntar à equipe de “Pacificador” na nova série. Não ficando claro se a produção original protagonizada por John Cena terá mesmo uma segunda temporada ou se será integrada nesta nova série.
A história foi criada por Crystal Henry, que fez “Watchmen” e Jeremy Carter, que criou “Patrulha do Destino”.
“Superman: Legado” (“Superman: Legacy”)

Apontado como o verdadeiro primeiro ponto do novo DCU, “Superman: Legacy” será o primeiro filme do Homem de Aço, escrito pelo próprio James Gunn. O longa já tem até a data de lançamento: 11 de julho de 2025. Não houve nenhuma informação sobre o novo ator a interpretar o herói, algo já esperado anteriormente.
“Lanternas” (“Lanterns”)

Anunciada como a primeira grandiosa produção televisiva para a HBO Max, “Lanterns” (“Lanternas”) será uma série da plataforma de streaming da Warner Bros Discovery focada nos Lanternas Verdes Hal Jordan e John Stewart.
James Gunn informa que serão colocadas diversas histórias espaciais, com uma história inspirada em “True Detective” com diversos patrulheiros e outros Lanternas Verdes aparecendo na produção. Segundo um “spoiler” de James Gunn, os Lanternas descobrirão uma ameaça que ligará os eventos da série ao DCU.
“The Authority”

O próximo grande filme do DCU será “The Authority”, baseado nos personagens da WildStorm, que agora serão integrados ao Universo da DC, onde poderão compartilhar o mesmo espaço que os heróis mais conhecidos da editora.
“Paraíso Perdido” (“Paradise Lost”)

A próxima série anunciada é “Paradise Lost” (“Paraíso Perdido”), produção que irá focar nas histórias de Themyscira, berço da Mulher Maravilha. Gunn diz que a série terá uma pegada de “Game of Thrones”, como se estivesse focando em sua própria Westeros, mas com as habitantes da Ilha Paraíso antiga.
“Os Bravos e Destemidos” (“The Brave and the Bold”)

A primeira interação do Batman no DCU não terá o nome do Homem Morcego no título do filme. Batizado de “The Brave and the Bold” (“Os Bravos e Destemidos”, em tradução livre), o primeiro filme do Morcegão na DC contará a história de Bruce Wayne e seu filho Damian Wayne, baseando-se em histórias de Grant Morrison.
Segundo James Gunn, Damian Wayne é seu Robin preferido, por ser um “pequeno assassino que o Batman tenta colocar na linha”. O co-CEO também alega que esse vai ser o primeiro estágio da apresentação da Bat-Família no DCU.
“Gladiador Dourado” (“Booster Gold”)

Essa já era esperada pelo Tio Du há tempos. A série do “Gladiador Dourado” (chamada originalmente de “Booster Gold”) chegará contando a história de um dos heróis mais populares (e falidos no futuro), que viaja ao passado para que as pessoas possam amá-lo. Também será produzida para a HBO Max (ou o futuro streaming da Warner Bros Discovery).
“Supergirl: Woman of Tomorrow”

Elogiando as histórias de Tom King, o DCU terá um filme da Supergirl chamado “Supergirl: Mulher do Amanhã” (“Supergirl: Woman of Tomorrow”, no título original). James Gunn fala que o filme mostrará Supergirl sendo criada em Krypton enquanto assiste Superman ser criado por seus amados pais na Terra e todos à sua volta perecendo de forma terrível.
“Monstro do Pântano” (“Swamp Thing”)

Um dos personagens mais utilizados em diversas mídias recentemente, o “Monstro do Pântano” (“Swamp Thing”, no título original) ganhará um filme para chamar de seu. Anunciado como uma história de terror muito dark, o longa contará a origem do Monstro do Pântano.
James Gunn fala que embora ele tenha uma história bem fora do padrão do DCU, o filme conseguirá se integrar ao restante do universo da DC Studios.
É só o começo
Esses foram os anúncios que James Gunn pôde comunicar hoje. Vale lembrar que o planejamento inicial da DC Comics é de 10 anos e existem projetos sem data, mas que “Superman: Legacy” estreará em 2025. Gunn ressaltou que é importante respeitar a visão dos diretores e escritores e que isso será a base única para criar algo especial na DC Comics.
E aí, começou a empolgar para o novo DCU?
O próximo longa da DC Comics é “Shazam! Fúria dos Deuses”, que estreia em 16 de março no Brasil. Você pode conferir o mais recente trailer do filme protagonizado por Zachary Levi aqui.
Sigam-me os bons: