Nesta quinta-feira, Mark Zuckerberg disse que a companhia Facebook está mudando seu nome corporativo para “Meta”, em movimento que já foi ventilado na mídia nas últimas semanas e segue os planos da empresa de investir bilhões de dólares na nova empreitada da computação que o CEO da gigante de mídias sociais chamou de Metaverso (Metaverse). Mark Zuckerberg fez o anúncio da grande mudança de nome hoje no Connect, o evento anual de hardware da empresa.
De agora em diante, seremos o Metaverso primeiro. Não mais o Facebook primeiro.
A mudança também ocorre no momento em que a empresa é cercada por críticas negativas, uma vez que a cada novo artigo lançado, sua integridade e práticas de negócios são questionadas, muitas vezes descrevendo que a empresa busca apenas o lucro às custas do bem público. Enquanto isso, Mark Zuckerberg acusa a mídia de usar seletivamente documentos vazados em um esforço coordenado para causar uma imagem falsa.
O nome “Meta” será o título da companhia, sendo que os aplicativos Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp permanecerão os mesmos. A empresa chamou seu ‘metaverso’ de “um lugar onde jogaremos e nos conectaremos em 3D” e deu as boas vindas ao próximo capítulo da conexão social. O Google fez movimento parecido quando mudou o nome corporativo para Alphabet, o que causou estranheza no momento.
O Facebook introduziu o conceito do Metaverso no meio do ano e disse em conferência na segunda-feira que investirá cerca de 10 bilhões de dólares em iniciativas este ano através do Facebook Reality Labs.
Sigam-me os bons: