2019 está batendo em nossa porta. Em abril desse novo ano, iremos ao cinema ver mais um capítulo do Universo Cinematográfico da Marvel: Vingadores – Ultimato é o 4º filme da equipe a ganhar as telonas, em uma continuação direta de sua última obra, Guerra Infinita e conclusão da história iniciada há 10 anos.
Não preciso nem dizer que nos próximos parágrafos terá spoiler né? Aliás, se você não assistiu os filmes anteriores, em que mundo você estava vivendo? Mesmo assim, fica o aviso.
Aqui, vamos conversar sobre o que esperar de Vingadores – Ultimato. Principalmente sobre as diversas teorias criadas por fãs e espalhadas internet afora. Para começar, o Tio Du te recorda o trailer do filme, o qual fomos finalmente apresentados ao título e uma prévia do que esperar:
Após esse trailer, algumas teorias começaram a surgir, por exemplo,
- Pepper Potts salvará Tony Stark como Resgate
Nos quadrinhos, a amada do Homem de Ferro assume a alcunha de Resgate, em 2009, na edição “O Invencível Homem de Ferro, nº 10”, vestindo um traje projetado pelo próprio Stark, utilizando o uniforme apenas para missões de… bem… resgate. Sem poder de fogo, Pepper poderia assumir novamente uma armadura no Universo da Marvel, já que ela chegou a usar uma durante Homem de Ferro 3.

- Scott Lang salvará o mundo todo
Nem tanto uma teoria, mas uma das situações esperadas em Vingadores: Ultimato, é que o Homem Formiga será um dos responsáveis por salvar a humanidade. Um dos motivos para isso é que o herói possui acesso ao Reino Quântico e, ao vê-lo procurando os Vingadores restantes, é de se esperar que ele tenha um maior controle. Isso também está atrelado a outra teoria:
- Viagem no tempo
Ainda mais pelo fato de que o ator Paul Rudd foi visto gravando cenas ao lado do Capitão América e Homem de Ferro em situações semelhantes ao primeiro filme dos Vingadores, na Batalha de Nova York.
Diante disso, muitas, mas MUITAS teorias pipocaram na internet. Seja falando que Scott conseguirá “recrutar” aqueles Vingadores antes do circo pegar fogo, seja para voltar para pegar algumas “dicas” com eles ou se unir antes de toda a caça de Thanos às joias do Infinito. Essas teorias poderão ser reforçadas – e muitas cairão por terra – quando uma nova personagem surgir, ou ser resgatada, estou falando sobre
- A Capitã Marvel ser responsável pelo salvamento da Terra
Que a personagem é o equivalente ao Superman na Marvel, todo mundo sacou, mesmo que os quadrinhos da moça sejam desconhecidos por alguma parte da base de fãs. Com o trailer de seu filme próprio (que terá a estreia dias antes de Vingadores) e o pedido de socorro de Nick Fury ser feito diretamente à ela, podemos ver que ela pode ser parte do Plano B – de Bora descer porrada.
A conexão da Capitã com viagem no tempo pode ser explicada apenas pela cena pós-crédito de Guerra Infinita, onde Nick a chama através de um peculiar bip, que não usamos há alguns anos. Com a inclusão dela e Scott Lang no capítulo final de Vingadores, podemos esperar também…
- Clint Barton (Gavião Arqueiro) como Ronin
Essa já estava um pouco mais óbvio pela ausência do personagem em Guerra Infinita. Querendo passar seu tempo dedicado à sua família, o principal motivo para o retorno de Clint Barton deverá ser exatamente a perda de seus familiares, o que irá inspirá-lo em sua volta triunfal como Ronin.
Com armas mais sofisticadas e sedento por vingança, Clint deverá ser uma das peças importantes a entrar especialmente no último filme da saga para deter Thanos de uma vez por todas.
- Outras teorias: Homem de Ferro terá sua própria Manopla antes de Thanos
Que os fãs criadores de teorias são criativos, todo mundo sabe. Uma das outras teorias relacionadas à viagem no tempo foca na busca dos Vingadores da Batalha de Nova York para buscar as Joias antes de Thanos. Só que, apenas buscá-las não significa a vitória. Como vimos no primeiro Guardiões da Galáxia, o poder de um joia pode decretar o fim de quem a toca. Para isso, uma das ações que Tony poderá tomar é a de que ele próprio ter uma Manopla do Infinito em sua mão.
Seja criada da mesma forma que a original ou por ele mesmo (devido ao seu intelecto), Tony já portou o acessório nos quadrinhos. Uma visita a essas páginas não pode ser descartada no momento.
- Um “reboot” unirá o UCM com os X-Men
Nesta semana, Kevin Feige confirmou que os personagens da Marvel sob poder da Fox, que incluem o Quarteto Fantástico e os X-Men, poderão ser utilizados em produções do estúdio já no próximo ano. Unindo isso ao fato de que uma viagem no tempo poderia mudar muitas coisas em uma espécie de Efeito Borboleta, uma das mutações de uma nova linha temporal pode ser exatamente relacionada à mutação.
Claro que muitos pontos precisariam ser alinhados. Seja relacionada à bagunça temporal que a Fox fez com os X-Men desde sempre ou até com os projetos atuais e futuros que o estúdio da raposa já tinha com os mutantes (como Fênix Negra, Deadpool e suas continuações), a Marvel precisaria também de um reinício de todo o universo relacionado aos X-Men, conectando-os – ou não – a personagens como os irmãos Mercúrio e Feiticeira Escarlate.
Claro que isso é mais um sonho do que uma teoria mais concreta (como Capitã Marvel apelar ou Scott Lang ser um dos responsáveis pela salvação do mundo), mas ainda não cobram a gente por imaginar Ciclope e Wolverine dividindo a telona com o Hulk e Thor. Há alguns anos, achávamos impossível uma participação do Homem Aranha no Universo Cinematográfico da Marvel, mas olha o que temos hoje…
- Os personagens mortos estão na Joia da Alma
Essa não chega a ser uma teoria exatamente, mas como não houve nenhuma confirmação formalizada por diretores ou produtores, consideramos que essa situação está mais perto de uma hipótese do que uma certeza. Por conta disso, Doutor Estranho, Peters (Parker e Quill), Groot e todos os outros falecidos no estalar de dedos não estão de fato mortos.
Envolvendo novamente o Reino Quântico, Scott – novamente – ou a Capitã Marvel podem ser uns dos responsáveis por se conectar com a galera que virou pó e ter a noção de que tem como salvar todo mundo.
- Para tudo isso, vá no banheiro antes
Quando eu assisti Batman vs Superman, um filme longo mesmo com os cortes da Warner, eu fiquei os últimos minutos mais preocupado em não urinar em minhas calças do que prestar atenção 100% na história. Ali aprendi a controlar melhor a quantidade de refrigerante que tomo junto com a pipoca e ir no banheiro minutos antes do filme começar. Com Vingadores: Ultimato não vai ser diferente. Com todas essas teorias, muitas irão se confirmar, mesmo que não seja completamente. O problema então fica na seguinte questão: Como apresentar isso em um formato de filme?
Simples, 3 horas de filme.
Pois é, amigos. É esperado que o 4º filme dos Vingadores tenha a média de 180 minutos de duração. Os irmãos Russo já informaram que o corte original da produção, o inicial, já teria mais de 3 horas e Ultimato deverá ter uma duração mais próxima de 3h do que 2h30, tornando-o como a mais longa de todas as produções do estúdio.
- Vai ter diversão por ser Marvel, mas poderá ter o lado sombrio da DC
Falando assim, parece bem extremo, principalmente para os marvetes fãs mais religiosos do estúdio. Porém, ao vermos o teor pesado de milhares de mortes, personagens se desintegrando em frente aos nossos olhos e um primeiro trailer com paleta de cores mais escuras, seguidas de um sentimento de luto e bem pesado, acompanhados de um pôster inicial com o A dos Avengers também se desintegrando, poderemos ver uma boa parte sombria na primeira hora do filme.
Claro, estaremos vendo um filme da Marvel, onde a segunda hora provavelmente nos encherá de esperança para que a última hora nos encha de alegria com o sucesso. Porém, existe uma pequena possibilidade de que a Marvel coloque uma tensão por mais tempo, que as cores permaneçam escuras por mais minutos antes que possamos ter os primeiros vislumbres do colorido característico do estúdio.
E isso não quer dizer que será utilizado de forma ruim. Diferentemente dos filmes da “concorrente”, a Marvel sempre nos apresenta um visual mais leve, o que nos prendeu tão bem há tanto tempo. Utilizar esses momentos sombrios não significa copiar o outro estúdio (até porque não deu muito certo na outra casa até o momento), também não significa a mudança completa da dinâmica da Marvel. Mais do que tudo isso, os momentos mais pesados servirão como peças importantes para que os fãs possam captar toda a essência do perigo de Thanos e seus reflexos na humanidade.
- Quais suas teorias?
E você? O que acha que veremos a partir de 25 de abril de 2019 nos cinemas?
Qual deve ser o único dos 14.000.605 finais que Doutor Estranho viu que irá se concretizar? Ou será que os Vingadores não vão obter sucesso completo? Comente aqui para o Tio Du saber.
Sigam-me os bons: