Para serem elegíveis, as séries devem ter acumulado no mínimo 60 episódios ao longo de pelo menos cinco temporadas e demonstrado relevância, influência ou inspiração contínua ou sustentada.
Pela primeira vez em quase 20 anos, a Academia de Televisão está adicionando um novo e importante Emmy: o Prêmio Legado, que, conforme anunciado pela organização na quinta-feira, será concedido a programas de TV que tiveram um impacto profundo e duradouro no público e que permanecem relevantes para a sociedade, a cultura e a indústria.
Os candidatos ao Prêmio Legado – que só pode ser concedido a um programa uma única vez – devem ter: (a) acumulado um mínimo de 60 episódios ao longo de pelo menos cinco temporadas e (b) demonstrado relevância, influência ou inspiração contínua ou sustentada para um gênero televisivo, um público existente ou novo, ou para a sociedade e a cultura. Franquias devem ser consideradas como um todo e premiadas como tal.
Séries que não estão mais no ar, mas que tiveram um grande impacto, como “Tudo em Família” (1971-1979, nove temporadas) e “Will & Grace” (1998-2006, 2017-2020, 11 temporadas), são claramente elegíveis para a homenagem. O mesmo se aplica a programas em exibição, como “Grey’s Anatomy” (2005-, 22 temporadas) e “It’s Always Sunny in Philadelphia” (2005-, 17 temporadas), e a séries que em breve sairão do ar, como “The Late Show” (1993-2026, 27 temporadas).
Os programas podem ser indicados ao Prêmio Legado por membros do conselho de governadores da Academia de Televisão ou de seu comitê de prêmios especiais, ou, por meio de cartas à Academia de Televisão, por membros da indústria ou até mesmo pelo público em geral. Os vencedores serão selecionados anualmente pelo que atualmente é conhecido como Comitê de Prêmios dos Governadores, mas que está sendo renomeado para Comitê de Prêmios Especiais.
O prêmio, que será entregue na forma de uma estatueta Emmy gravada, poderá ser entregue durante a transmissão do Primetime Emmy Awards, a cerimônia do Creative Arts Emmy Awards, no festival Televerse da Academia de Televisão ou durante a cerimônia do Hall da Fama. A data e a hora da entrega serão definidas anualmente pela Academia de Televisão.
Critérios de seleção para o Prêmio Legado:
- Um mínimo de 60 episódios exibidos ao longo de, no mínimo, cinco temporadas.
- Relevância, influência ou inspiração contínua ou sustentada:
- Para um gênero televisivo.
- Para um público existente ou novo.
- Para a sociedade e a cultura.
- As franquias devem ser consideradas como um todo e premiadas como tal.
- O prêmio só pode ser concedido a um programa uma única vez.

