A Steam Machine, o Steam Controller e o Steam Frame foram revelados.
A Valve anunciou três novos produtos: um novo headset de realidade virtual chamado Steam Frame, um novo controle chamado Steam Controller e um dispositivo semelhante a um console chamado Steam Machine.
A Valve afirma que planeja enviar os três produtos para as mesmas regiões onde atualmente distribui o Steam Deck. O início das vendas está previsto para o começo de 2026, com datas e preços específicos a serem confirmados posteriormente.
“Estamos extremamente satisfeitos com o sucesso do Steam Deck”, disse Gabe Newell, presidente da Valve, “e os jogadores de PC continuam pedindo ainda mais maneiras de jogar todos os ótimos títulos em suas bibliotecas do Steam. Nosso trabalho ao longo dos anos em outros hardwares e, ainda mais importante, no SteamOS, possibilitou que o Steam Controller, o Steam Machine e o Steam Frame fizessem exatamente isso”.
O Steam Machine é um cubo de 15 centímetros com formato de console e “mais de seis vezes a potência do Steam Deck”, projetado para permitir que jogos de PC sejam jogados na TV.
O dispositivo possui 1 porta Gigabit Ethernet, DisplayPort 1.4 e HDMI 2.0, além de uma porta USB-C e quatro portas USB-A. Ele também estará disponível com opções de armazenamento de 512 GB e 2 TB. Sua fonte de alimentação será integrada, ou seja, não terá um adaptador de energia externo.
O Steam Machine também possui um adaptador sem fio integrado, projetado para se conectar ao Steam Controller, o que significa que os jogadores não precisam conectar o receptor USB.
A Valve promete oferecer “jogos em 4K a 60 fps com FSR, graças a uma CPU e GPU AMD dedicadas e semi-customizadas para desktops”. A empresa também afirma que o Steam Machine “mantém-se frio e funciona de forma extremamente silenciosa, mesmo executando os jogos mais exigentes”.
A Valve também afirma que o Steam Machine será potente o suficiente para transmitir jogos para outros dispositivos, incluindo o Steam Deck, o Steam Frame ou qualquer outro dispositivo que execute o Steam ou o Steam Link.
A Steam também adicionará um programa Steam Machine Verified, semelhante ao do Steam Deck, que permitirá aos proprietários do Steam Machine verem rapidamente o desempenho de cada jogo no dispositivo.
O novo Steam Controller parece um híbrido entre um controle de Xbox e um de PlayStation. Ele possui os mesmos botões View e Menu (equivalentes a Select e Start) encontrados em um controle de Xbox Series X/S, mas com os joysticks analógicos na parte inferior, como um controle DualSense do PlayStation.
Ele também conta com dois touchpads grandes na parte inferior, que permitem aos jogadores controlar o cursor do mouse em jogos de PC que utilizam controles de mouse. Além disso, inclui um giroscópio ativado por pegada, chamado Grip Sense, onde segurar o controle permite ativar e desativar a mira giroscópica.
O controle vem com o Steam Controller Puck, um dongle com fio que serve a dois propósitos: um transmissor sem fio para “fornecer uma conexão rápida e estável” e uma base de carregamento com conexão magnética para carregar o controle.
A Valve afirma que o controle contará com “joysticks magnéticos de última geração” usando a tecnologia TMR, que, segundo a empresa, são “projetados para melhor sensação, capacidade de resposta e confiabilidade a longo prazo”. Eles também suportam toque capacitivo para controles de movimento.
O controle também possui quatro botões de aderência programáveis na parte inferior e LEDs infravermelhos que facilitam o rastreamento pelo Steam Frame, o que, segundo a Valve, é “perfeito para jogar todos os seus jogos não VR em uma tela virtual gigante”.
Por fim, o Steam Frame é um headset de realidade virtual com foco em streaming, que pode ser jogado sem fio, similar aos headsets Meta Quest. Ele também vem com dois controles manuais que se assemelham aos do Quest.
O headset inclui um adaptador USB plug-and-play de 6 GHz, que, segundo a Valve, “fornece uma conexão dedicada tanto para streaming em VR quanto para streaming convencional”. O adaptador possui dois rádios – um para áudio e vídeo e outro para conexão Wi-Fi – o que, de acordo com a Valve, torna a conexão mais estável.
A Valve afirma que o dispositivo utiliza “streaming foveado”, o que significa que ele usa rastreamento ocular para otimizar os detalhes na direção do olhar do jogador, resultando, segundo a empresa, em “uma melhoria de mais de 10 vezes na qualidade da imagem e na largura de banda efetiva”.
Embora seja projetado principalmente para streaming de jogos de realidade virtual (RV) e não-RV de um PC ou Steam Machine com Steam, a Valve afirma que o Steam Frame “é um PC” rodando SteamOS em um processador Snapdragon da série 8 com 16 GB de RAM e, portanto, pode executar alguns jogos menos exigentes em termos de gráficos de forma independente.
Assim como no Steam Deck e no Steam Machine, será lançado um programa Steam Frame Verified, que permitirá aos jogadores verificar quais jogos em sua biblioteca Steam funcionarão de forma independente, sem a necessidade de streaming.
A Valve lançou anteriormente seu próprio headset de RV, o Valve Index, em 2019. Ele vinha com o jogo “Half-Life: Alyx”. Ao contrário do Steam Frame, no entanto, ele exigia uma conexão com fio.
O Steam Machine não foi a primeira tentativa da Valve de levar jogos de PC para o sofá. Em 2015, a empresa também anunciou uma série de dispositivos, também chamados Steam Machines, que eram PCs compactos projetados para rodar o SteamOS na TV, proporcionando uma experiência semelhante à de um console. Esses dispositivos foram anunciados juntamente com o Steam Controller original, que oferecia um touchpad com feedback tátil em vez de um joystick analógico.
Os Steam Machines não tinham uma configuração de hardware específica, mas sim um conjunto de especificações mínimas que os fabricantes de PCs podiam usar para produzir e lançar seus próprios Steam Machines. Pelo menos 14 empresas diferentes exibiram seus protótipos de Steam Machine na CES de 2014, com preços variando de US$ 499 a US$ 6.000.
No fim das contas, o projeto Steam Machine não decolou e estima-se que, dos produtos que chegaram ao mercado, menos de meio milhão de unidades foram vendidas após sete meses.
A Valve também lançou o Steam Link em 2015. Este dispositivo de hardware, conectado à televisão, permitia ao jogador transmitir seus jogos do Steam de um PC para o dispositivo, possibilitando jogá-los na TV. Obviamente, isso exigia que o jogador já possuísse um PC para jogos.
Sigam-me os bons:
