Universal Pictures confirma que próximo filme de Christopher Nolan se chamará "The Odyssey".
O novo filme de Christopher Nolan para a Universal é “The Odyssey”, uma adaptação do poema épico composto por Homero por volta do século 8 aC, revelou o próprio estúdio.
“O próximo filme de Christopher Nolan, ‘The Odyssey’, é um épico de ação mítico filmado em todo o mundo usando a nova tecnologia de filme IMAX”, anunciou o estúdio na segunda-feira em uma mensagem postada em X. “O filme traz a saga fundamental de Homero para as telas IMAX pela primeira vez e estreia nos cinemas de todos os lugares em 17 de julho de 2026.”
O antigo poema grego é um dos textos fundamentais da literatura ocidental. Conta a história de Odisseu, rei de Ítaca, e sua perigosa jornada para casa após a Guerra de Tróia, explorando temas de heroísmo, lealdade, astúcia e a luta contra a vontade divina. A história inclui episódios icônicos como seus encontros com o Ciclope Polifemo, as Sereias e a deusa-bruxa Circe, culminando em seu reencontro com sua esposa, Penélope.
Embora esta fosse uma adaptação notável do texto o poema já serviu como fonte de material para entre muitas outras obras o filme italiano “Ulisses” de 1954 dirigido por Mario Camerini e estrelado por Kirk Douglas bem como a minissérie de 1997 “The Odyssey” dirigida por Andrei Konchalovsky e estrelado por Armand Assante. Atualmente, Ralph Fiennes e Juliette Binoche podem ser vistos interpretando Odisseu e Penélope em “The Return”, de Uberto Pasolini, que a Bleecker Street lançou no início deste mês após o lançamento do filme no TIFF. Também se inspirando no poema foram “Ulysses”, de James Joyce, “The Penelopiad”, de Margaret Atwood, “Ulysses’ Gaze”, de Theo Angelopoulos, “Cold Mountain” (romance e filme), “O Brother” dos Irmãos Coen, “Where Art Thou?” e “Star Trek: Odyssey”.
Conforme anunciado anteriormente, o último filme de Nolan será estrelado por Matt Damon, Tom Holland, Anne Hathaway, Zendaya, Lupita Nyong’o, Robert Pattinson e Charlize Theron. A história contada pelo cineasta foge muito dos rumores sobre o assunto que ele exploraria daqui para frente, envolvendo desde vampiros até pilotos de helicóptero.
“A Odisseia” deverá começar a ser filmada no início do próximo ano. Marcando o segundo filme de Nolan para a Universal, logo após seu vencedor de Melhor Filme, “Oppenheimer”, sua data de 2026 está alinhada com a janela muitas vezes reservada por aquele cineasta, como foi o caso de seu drama histórico estrelado por Cillian Murphy.
Sigam-me os bons: