Electronic Arts aceita oferta e é vendida por 55 bilhões de dólares a fundo saudita

Electronic Arts aceita oferta e é vendida por 55 bilhões de dólares a fundo saudita

A Affinity Partners de Jared Kushner também está apoiando a transação do estúdio de jogos "Battlefield" e "Madden".

A gigante dos videogames Electronic Arts fechou um importante acordo de US$ 55 bilhões para se tornar privada, com o apoio do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, da gigante de private equity Silver Lake, liderada pela Egon Durban, e da Affinity Partners, de Jared Kushner.

Os acionistas da EA receberão US$ 210 por ação em dinheiro, com o Fundo de Investimento Público também renovando sua participação de quase 10%. O acordo deve ser fechado no primeiro trimestre fiscal da empresa de 2027.

O estúdio, que está por trás de títulos como as franquias “Battlefield” e “Madden NFL”, é um dos maiores players do setor de jogos, com o CEO Andrew Wilson passando a última década transformando seu modelo de negócios para se concentrar mais em receitas recorrentes, como assinaturas.

Wilson permanecerá como CEO da empresa após a conclusão da aquisição do capital e será um dos principais acionistas.

“Nossas equipes criativas e apaixonadas na EA proporcionaram experiências extraordinárias para centenas de milhões de fãs, construíram algumas das PIs mais icônicas do mundo e criaram um valor significativo para nossos negócios. Este momento é um poderoso reconhecimento do seu trabalho notável”, disse Wilson em um comunicado. “Olhando para o futuro, continuaremos a expandir os limites do entretenimento, esportes e tecnologia, desbloqueando novas oportunidades. Juntamente com nossos parceiros, criaremos experiências transformadoras para inspirar as gerações futuras. Estou mais entusiasmado do que nunca com o futuro que estamos construindo.”.

“A PIF está posicionada de forma única nos setores globais de jogos e eSports, construindo e apoiando ecossistemas que conectam fãs, desenvolvedores e criadores de PIs”, disse Turqi Alnowaiser, vice-presidente e chefe de investimentos internacionais da PIF. “A PIF demonstrou um forte compromisso com esses setores, e esta parceria ajudará a impulsionar ainda mais o crescimento de longo prazo da EA, ao mesmo tempo em que fomenta a inovação na indústria em escala global.”.

“Este investimento concretiza a missão da Silver Lake de firmar parcerias com equipes de gestão excepcionais em empresas da mais alta qualidade. A EA é uma empresa especial: líder global em entretenimento interativo, ancorada em sua principal franquia esportiva, com crescimento acelerado de receita e fluxo de caixa livre forte e escalável. É uma honra investir e firmar parceria com Andrew – um CEO extraordinário que dobrou a receita, quase triplicou o EBITDA e impulsionou um aumento de cinco vezes no valor de mercado durante sua gestão”, acrescentou Egon Durban, co-CEO e sócio-gerente da Silver Lake. “O futuro da EA é brilhante, vamos investir pesado para expandir os negócios e estamos entusiasmados em apoiar Andrew e a equipe da EA enquanto a empresa acelera a inovação, expande seu alcance global e continua a oferecer experiências incríveis para jogadores e fãs de todas as gerações.”.

“A Electronic Arts é uma empresa extraordinária, com uma equipe de gestão de classe mundial e uma visão ousada para o futuro. Admiro a capacidade deles de criar experiências icônicas e duradouras e, como alguém que cresceu jogando seus jogos — e agora os aprecia com os filhos — não poderia estar mais animado com o que está por vir”, disse Jared Kushner, CEO da Affinity Partners.

Sigam-me os bons: