Foo Fighters revela novo baterista: Ilan Rubin

Foo Fighters revela novo baterista: Ilan Rubin

Ilan Rubin substitui Josh Freese, que foi demitido da banda em maio. Mas há uma reviravolta na história.

O Foo Fighters encontrou seu próximo baterista, com a banda de rock contratando Ilan Rubin para o cargo, segundo fontes confirmadas ao The Hollywood Reporter.

Rubin é mais conhecido por seu trabalho com o Nine Inch Nails, onde atuou como baterista em turnês da banda desde 2009 e foi introduzido no Hall da Fama do Rock & Roll com a banda em 2020, tornando-se o mais jovem a ser introduzido na época, aos 32 anos. Ele também é baterista do Angels & Airwaves e já trabalhou com Danny Elfman.

A mudança ocorre pouco mais de dois meses após o Foo Fighters se despedir do baterista Josh Freese, que se juntou ao grupo em 2023 como sucessor do falecido Taylor Hawkins, falecido em 2022.

Notavelmente, com a chegada de Rubin aos Foo Fighters, o THR soube que Freese retornará ao Nine Inch Nails, o que foi confirmado por um representante da banda. Posteriormente, a banda compartilhou uma foto de Freese e marcou o baterista em um story do Instagram, escrevendo “vamos lá, porra”.

Não está claro até o momento se Rubin se juntará ao Foo Fighters como membro efetivo ou como baterista em turnê. De acordo com uma fonte, Rubin havia se comprometido com o Nine Inch Nails até o final deste ano e informou o vocalista Trent Reznor na semana passada que havia “aceitado um emprego em outra banda”. Um representante do Foo Fighters não quis comentar.

A mudança acontece apenas uma semana antes do Nine Inch Nails iniciar a parte norte-americana da turnê Peel it Back em Oakland, na Oakland Arena, em 6 de agosto. A banda iniciou a turnê com uma parte europeia de 15 shows em junho. A turnê está programada para ser uma das maiores do ano, com o Nails praticamente esgotando a maioria de suas duas dúzias de shows em arenas meses antes do início da turnê. Além da turnê em si, o Nine Inch Nails também está por trás da trilha sonora do próximo “Tron: Ares”, a primeira vez que a banda é creditada como compositora de um filme, em vez dos membros individuais Reznor e Atticus Ross.

Freese confirmou sua separação do Foo Fighters em seu Instagram em maio, escrevendo que a banda havia decidido “seguir um caminho diferente com seu baterista”, acrescentando que “não estou bravo, apenas um pouco chocado e decepcionado”.

Será um reencontro para Freese, que foi baterista ao vivo do Nails de 2005 a 2008. Em uma entrevista em podcast de 2021 com Dean Delray, Freese disse que havia deixado o Nails porque ele e sua esposa tinham dois filhos pequenos em casa e ele “precisava simplesmente ir para casa e ser pai por um tempo”. Rubin sucedeu Freese na banda e é pai de um deles, com outro a caminho.

O Foo Fighters fará seus primeiros shows em um ano, começando em Jacarta, Indonésia, em 2 de outubro, seguidos por shows em Singapura, Tóquio e Osaka no final do mesmo mês. Eles também farão um show na Cidade do México em 14 de novembro.

O grupo lançou “Today’s Song”, sua primeira música inédita desde 2023, no início deste mês para celebrar seu 30º aniversário, com Grohl compartilhando uma extensa carta aos fãs relembrando os “momentos de alegria desenfreada e momentos de decepção devastadora” que a banda enfrentou ao longo dos anos. Ele prestou homenagem a Hawkins, escrevendo que “você ainda está em tudo o que fazemos, em todos os lugares que vamos, para sempre”, e agradeceu a Freese por seus serviços à banda, escrevendo que sem “a magia estrondosa de Josh Freese, esta história estaria incompleta”.

Sigam-me os bons: