CBS anuncia fim do "The Late Show with Stephen Colbert" em 2026 e encerra uma era histórica na TV noturna americana.
Em uma decisão chocante, o “The Late Show with Stephen Colbert” terminará em maio de 2026.
“O ‘The Late Show With Stephen Colbert’ encerrará sua histórica temporada em maio de 2026, ao final da temporada”, afirmou a diretoria da CBS em um comunicado. “Consideramos Stephen Colbert insubstituível e encerraremos a franquia The Late Show nessa data. Temos orgulho de Stephen ter escolhido a CBS como lar. Ele e a transmissão serão lembrados no panteão dos grandes nomes que marcaram a televisão noturna”.
A declaração foi feita por George Cheeks, co-CEO da Paramount Global e presidente e diretor executivo da CBS; Amy Reisenbach, presidente da CBS Entertainment; e David Stapf, presidente da CBS Studios.
Colbert, que anunciou a notícia durante a gravação desta noite, disse estar grato à CBS por lhe ceder a cadeira. “Não vou ser substituído, tudo isso vai acabar”, disse Colbert.
Os executivos da CBS disseram que esta foi “puramente uma decisão financeira diante de um cenário desafiador no fim da noite” e “não está relacionada de forma alguma ao desempenho do programa, ao conteúdo ou a outros assuntos que acontecem na Paramount”.
A mudança surpreendente coincide com o término do contrato de Colbert, que termina no final de 2026. Com Jon Stewart tendo assinado outro acordo para permanecer como um dos apresentadores do “The Daily Show”, na emissora irmã Comedy Central, de propriedade da Paramount, até o final de 2025, será que Colbert conseguiria assumir o comando dessa outra franquia histórica de programas noturnos? Coisas mais estranhas já aconteceram.
Isso também acontece dias depois de Colbert ter chamado o acordo de US$ 16 milhões da Paramount Global no processo de Donald Trump de “um grande suborno”.
Na verdade, o convidado desta noite foi o senador Adam Schiff (democrata da Califórnia), que aludiu à possibilidade de haver motivos nefastos por trás do cancelamento. Ele tuitou: “Acabei de gravar com Stephen Colbert, que anunciou o cancelamento do seu programa. Se a Paramount e a CBS encerraram o ‘The Late Show‘ por motivos políticos, o público merece saber. E merece mais”.
O “The Late Show” começou em agosto de 1993 com David Letterman como apresentador, tendo saído da NBC após não conseguir um lugar no “The Tonight Show”. Letterman se aposentou do programa em maio de 2015, e Colbert, que já havia estrelado o “The Daily Show” e o “The Colbert Report”, assumiu em setembro de 2015.
O momento é interessante, pois ocorre em um momento em que a Skydance está em processo de aquisição da Paramount. Embora seja improvável que tenha relação com os ataques de Colbert, conhecido por odiar Trump, ao presidente, a mudança dará a David Ellison e sua turma um pouco menos com que se preocupar quando se trata de dizer a verdade aos poderosos. Stewart, um velho amigo de Colbert, comentou hoje mais cedo sobre a possibilidade de a Skydance cancelar o “The Daily Show” quando assumir o comando.
É um golpe brutal para o programa de fim de noite, que já vinha enfrentando dificuldades nos últimos anos, com a CBS recentemente cancelando o “After Midnight”, programa que substituiu o “The Late Late Show” com James Corden, em vez de substituir o apresentador Taylor Tomlinson.
Sigam-me os bons: