O prêmio será entregue a partir do 100º Oscar, que reconhecerá filmes lançados em 2027.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou a criação de um Oscar de design de dublês, que será entregue pela primeira vez na 100ª edição do Oscar. O Oscar homenageará filmes lançados em 2027 na cerimônia de 2028.
“Desde os primórdios do cinema, o design de dublês tem sido parte integrante da produção cinematográfica”, disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente, Janet Yang, em um comunicado. “Temos orgulho de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos e os parabenizamos por seu comprometimento e dedicação em alcançar este momento tão importante”.
As regras de elegibilidade e votação para o prêmio inaugural serão anunciadas em 2027, como parte das Regras da 100ª edição do Oscar. Os detalhes da premiação — como a presença ou não de indicados ou o anúncio de apenas um vencedor — serão determinados pelo conselho administrativo e pela diretoria executiva da Academia em uma data futura.
Até o momento, apenas dois dublês receberam estatuetas do Oscar, ambas honorárias: Yakima Canutt, em 1966, e Hal Needham, em 2012. Atualmente, mais de 100 dublês profissionais são membros do departamento de produção e tecnologia da Academia. A maioria foi convidada a se juntar à organização nos últimos anos, à medida que crescia o reconhecimento de seu setor.
A pressão dentro da Academia por um Oscar de design de dublês foi liderada pelo dublê que virou diretor/produtor David Leitch — que, não por coincidência, dirigiu o filme de dublês de 2024, “O Dublê”, estrelado por Ryan Gosling e muitos outros dublês — e pelo coordenador e designer de dublês Chris O’Hara, da Stunts Unlimited. Leitch e O’Hara fizeram apresentações para o conselho da Academia.
Leitch disse em um comunicado:
Os dublês são essenciais para todos os gêneros cinematográficos e estão profundamente enraizadas na história da nossa indústria, desde o trabalho inovador de pioneiros como Buster Keaton, Harold Lloyd e Charlie Chaplin, até a arte inspiradora dos designers de dublês, coordenadores, artistas e coreógrafos de hoje. Esta tem sido uma longa jornada para muitos de nós. Chris O’Hara e eu passamos anos trabalhando para dar vida a este momento, apoiados nos ombros dos profissionais de dublês que lutaram incansavelmente por reconhecimento ao longo das décadas. Somos extremamente gratos. Obrigado, Academia.
A última nova categoria de premiação criada pela Academia foi a de Melhor Elenco. Esse prêmio foi criado em 2024 e será apresentado pela primeira vez na 98ª edição do Oscar, ou antes dela, reconhecendo filmes lançados em 2025 na cerimônia de premiação de 2026.
Sigam-me os bons: