Elton John e Brandi Carlile anunciam álbum conjunto “Who Believes in Angels?”

Elton John e Brandi Carlile anunciam álbum conjunto “Who Believes in Angels?”

Elton John e Brandi Carlile anunciam um álbum colaborativo, "Who Believes in Angels?", com faixa-título já disponível.

Elton John e Brandi Carlile não gravaram apenas a música atualmente indicada ao Oscar “Never Too Late” juntos, mas um álbum inteiro juntos. Esse conjunto de 10 músicas, “Who Believes in Angels?”, será lançado em 4 de abril pelo selo Interscope. É precedido por uma primeira amostra do álbum, a faixa-título, lançada nesta quarta-feira.

Os dois cantores também farão o que está sendo caracterizado como um show único: “An Evening With Elton John & Brandi Carlile” está marcado para o London Palladium em 26 de março, descrito como “um evento de apenas uma noite” de “performance e contação de histórias”. Os fãs que encomendarem o álbum terão a chance de comprar ingressos para o show em Londres.

O álbum é descrito como uma colaboração não apenas entre Carlile e John, mas também entre o produtor Andrew Watt e o letrista de longa data de Elton, Bernie Taupin, com letras contribuídas por Carlile e Taupin. Os quatro compartilham a indicação ao Oscar de melhor canção original pela música tema de encerramento do documentário “Elton John: Never Too Late”, que também está incluída como uma das 10 faixas do próximo álbum.

Até então, os participantes conseguiram permanecer calados sobre o projeto enquanto promoviam “Never Too Late” no circuito de premiação. Mas em uma sessão de perguntas e respostas pós-exibição para membros da Academia no início de janeiro, moderada por Chris Willman da Variety, John não pôde deixar de exultar com o projeto ainda não revelado: “Entre nós quatro, o que aconteceu no estúdio é bastante mágico. E você sabe, eu não quero deixar escapar gatos, mas você ainda não ouviu nada. Você não ouviu absolutamente nada. Há algo vindo em sua direção que vai te surpreender”.

“Who Believes in Angels?” foi totalmente escrito e gravado em uma sessão de 20 dias no Sunset Sound Studio de Los Angeles em outubro de 2023. Apoiando John e Carlile no álbum estão o baterista do Red Hot Chili Peppers, Chad Smith, o renomado baixista de estúdio Pino Palladino e o guitarrista (e companheiro de turnê do Pearl Jam e ex-Chili Pepper) Josh Klinghoffer.

Além do single, está um curta-metragem documentando a produção do álbum, considerada a primeira vez que John deixou câmeras entrarem no estúdio para uma sessão de escrita/gravação. De acordo com um comunicado de imprensa, “câmeras estáticas posicionadas ao redor do estúdio capturaram milhares de horas de imagens brutas e, por fim, documentaram todo o processo criativo – colapsos, avanços, lágrimas, folhas de letras rasgadas e tudo. A filmagem sincera oferece aos fãs uma visão sem precedentes e honesta do processo criativo emocionalmente turbulento de Elton, Brandi e o resto da equipe”.

Além de se descreverem como heróis um para o outro, John e Carlile estão dizendo que o álbum homenageia alguns de seus primeiros heróis – algo que fica evidente nos dois primeiros títulos das músicas do álbum, “The Rose of Laura Nyro” e “Little Richard’s Bible”, com ambas as letras escritas por Taupin. (Role para baixo para ver a lista completa de faixas.)

Em uma mensagem no Instagram postada após a notícia ser divulgada, Carlile escreveu:

Se você sabe alguma coisa sobre mim, você sabe disso: Elton John e eu cantamos juntos basicamente toda a minha vida – ele simplesmente não sabia disso. Tenho trabalhado – e sonhado – para chegar a este momento desde os 11 anos de idade. Todos os álbuns que fiz trazem o nome de Elton no encarte, meu agradecimento silencioso ao artista sem o qual eu nunca teria escrito uma música. Era impossível imaginar que um dia ele não seria apenas meu herói, mas provavelmente meu melhor amigo. De alguma forma, acho que talvez eu soubesse?

A notícia de que um álbum estava em andamento – ou mesmo já concluído – foi divulgada publicamente pela primeira vez há 13 meses, quando o amigo de John, Pete Townshend, soltou a boca em uma entrevista e se entusiasmou com a espontaneidade do projeto. “Elton está tão perdido por não saber o que fazer a seguir. Ele acabou de ir para Los Angeles para fazer um álbum com Brandi Carlile”, disse o guitarrista do Who em entrevista em dezembro de 2023. “Eles fizeram um álbum juntos em duas semanas. Ele diz que é uma das melhores coisas que eles já fizeram”. Na verdade, John elogiou o projeto quando introduziu Taupin no Rock and Roll Hall of Fame em novembro de 2023, dizendo que tinha feito um álbum que “vai surpreender você”, embora não tenha divulgado na época que era uma colaboração com Carlile.

Tudo começou a ficar esclarecido quando John e Carlile enviaram cartas físicas para fãs selecionados no final de janeiro anunciando o projeto, enquanto uma contagem regressiva para o anúncio desta semana aumentava. Em sua carta por correio tradicional para o fandom, distribuída em capturas de tela, John descreveu como Carlile escreveu uma carta para ele no início de sua carreira perguntando se ele tocaria piano em uma de suas músicas. “Eu não a conhecia naquela época, mas quando nos conhecemos, me apaixonei por ela e nos conectamos imediatamente. Foi uma conexão, uma conexão verdadeira, emocional e musicalmente, e tem sido uma das maiores amizades da minha vida”.

John escreveu ainda que a produção do álbum não foi um processo completamente tranquilo, mas que alguma tensão inicial levou a resultados estelares:

Parecia a maneira como eu costumava fazer meus álbuns anos atrás. Em 20 dias, escrevemos 14 músicas e 10 estão saindo no disco. Para mim, é imaculado. É incrível, considerando o início. Você nunca pensaria que esse álbum teria existido, mas a tensão nos levou a realmente melhorar nosso jogo. Eu queria tocar melhor, cantar melhor, escrever melhor e me desafiar criativamente. Foi um dos processos criativos mais difíceis pelos quais já passei, mas não poderia estar mais orgulhoso do resultado. Eu queria fazer esse disco com Brandi porque sabia do que ela era capaz, e queria cantar e tocar com ela porque sabia que seria especial.

Este álbum é o produto de duas pessoas que se amam além das palavras, e Bernie, que amo além das palavras, e Andrew, que amo além das palavras. Você não conseguiria quatro pessoas que se amassem mais.

Em sua própria carta aos fãs, Carlile escreveu em parte:

O mundo é um lugar selvagem para se viver agora. É difícil encontrar paz e triunfo. É um ato radical buscar acontecimentos alegres e eufóricos. É raro nestes tempos ter a oportunidade de ouvir histórias sobre misticismo e beleza. A razão pela qual isto é tão importante é que este tipo de milagres ainda acontece todos os dias. Se eles podem acontecer comigo, então não há uma única razão pela qual eu possa pensar por que eles não aconteceriam com você!

Ela continuou: “Elton queria fazer um álbum comigo! Ele me ligou um dia e disse que queria que eu fosse tomar café da manhã. Assim que me sentei à mesa ele disse: ‘Acho que deveríamos fazer um álbum’”, com o desejo de envolver Taupin e Watt logo em seguida. “Nos dias que se seguiram”, continuou Carlile, “Elton e eu falávamos ao telefone todos os dias sobre que tipo de álbum faríamos… quem queríamos ser para o nosso grande projeto. Ele me ligava e dizia: ‘Seremos como Robert Plant e Allison Krauss!’… então ele ligava no dia seguinte e dizia… ‘Não! Seremos os Eurythmics…’ ‘NÃO, Patsy Cline e Buddy Holly!’ E então, um dia, ele ligou e disse: ‘Já entendi. Vamos apenas (ser nós)’”.

Para ambos os artistas, este representa o primeiro álbum de estúdio em cerca de três anos e meio, e no caso de John é o primeiro desde que encerrou sua turnê mundial de despedida. Seu último álbum foi “The Lockdown Sessions” de 2021 (que incluía um dueto com Carlile); o dela foi “In These Silent Days”, lançado no mesmo ano.

O track list de “Who Believes in Angels?”:

  • “The Rose of Laura Nyro”
  • “Little Richard’s Bible”
  • “Swing for the Fences”
  • “Never Too Late”
  • “You Without Me”
  • “Who Believes in Angels?”
  • “The River Man”
  • “A Little Light”
  • “Someone to Belong To”
  • “When This Old World Is Done With Me”
Sigam-me os bons: