O Black Sabbath revelou o que está sendo anunciado como o show “final” de sua formação original – Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward – um evento beneficente intitulado “Back to the Beginning” na cidade natal da banda, Birmingham, Inglaterra, que acontecerá no dia 5 de julho no Villa Park da cidade.
Também se apresentarão em “Back to the Beginning” Metallica, Slayer, Pantera, Gojira, Halestorm, Alice in Chains, Lamb of God, Anthrax, Mastodon e um supergrupo com Slash do Guns N’ Roses, Billy Corgan do Smashing Pumpkins, Jonathan Davis do Korn, Fred Durst do Limp Bizkit, Wolfgang Van Halen e Tom Morello do Rage Against the Machine, que também atuará como diretor musical do show.
Todos os lucros do programa serão divididos igualmente entre Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.
Será a primeira vez que a formação original se apresentará junta em 20 anos. O vocalista Ozzy Osbourne, que sofreu uma série de doenças que o levaram a cancelar shows nos últimos anos, tocará seu próprio set antes de se juntar ao Black Sabbath para sua apresentação final. Embora ele e a banda tenham anunciado sua aposentadoria ou último show várias vezes no passado – Osbourne se “aposentado” pela primeira vez no início dos anos 1990 – sua condição e a idade do grupo (todos têm 75 ou 76 anos) parecem tornar este o verdadeiro final.
“É a minha hora de voltar ao começo… hora de retribuir ao lugar onde nasci”, disse Osbourne no anúncio. “Como sou abençoado por fazer isso com a ajuda de pessoas que amo. Birmingham é o verdadeiro lar do metal. Birmingham para sempre”.
Morello acrescentou: “Será o maior show de heavy metal de todos os tempos”.
Formado em Birmingham em 1968, o Black Sabbath é universalmente considerado o padrinho do heavy metal e vendeu mais de 75 milhões de álbuns em todo o mundo ao longo de sua carreira. No entanto, a sua influência excede em muito até mesmo as vendas de discos – quase todas as bandas de hard rock desde a década de 1970 carregam a sua marca.
Todos os lucros irão para as seguintes instituições de caridade: Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorns Children’s Hospice, um hospital infantil apoiado pelo Aston Villa.
Sigam-me os bons: