Lady Gaga lança single “Abracadabra” com clipe

Lady Gaga lança single “Abracadabra” com clipe

Lady Gaga estreia novo single e videoclipe, "Abracadabra", durante o intervalo comercial do Grammy.

Lady Gaga estreou uma nova música durante a cerimônia do Grammy na noite deste domingo – não em uma apresentação oficial, mas durante um intervalo comercial, usando o local para estrear oficialmente um novo single, a faixa dançante de ritmo acelerado “Abracadabra”, de seu próximo álbum, “Mayhem”.

O lançamento da música e de seu videoclipe no meio do Grammy já havia sido divulgado anteriormente – embora o título real da música não tivesse – ao mesmo tempo em que Gaga revelou na semana passada que o álbum “Mayhem” seria lançado em 7 de março.

Embora a estreia do vídeo não fizesse parte oficialmente do show do Grammy, Gaga fez referência ao seu posicionamento na transmissão ao apresentá-lo com um prefácio verbal: “A categoria é… dançar ou morrer”.

A música não apareceu imediatamente online após sua estreia na transmissão, mas Gaga logo postou em suas redes sociais que tanto a faixa quanto o videoclipe chegariam à web em questão de minutos, e “Abracadabra” de fato apareceu no YouTube e em outros canais e plataformas após cerca de 20 minutos.

Houve pelo menos alguns superfãs de Gaga para quem o título da nova música não foi uma surpresa – no vídeo de anúncio de “Mayhem”, a palavra “Abracadabra” apareceu no fundo.

Um comunicado à imprensa descreveu o vídeo como retratando “uma batalha de dança entre os lados claro e escuro de Gaga”. Durante a maior parte do vídeo, Gaga e seus dançarinos são uma visão frenética vestida de branco, embora a estética visual – refletindo a menção lírica de uma “dama de vermelho” – ocasionalmente fique vermelha, com o traje da cantora parecendo espinhoso o suficiente para tirar sangue.

O vídeo foi co-dirigido por Lady Gaga com Parris Goebel e Bethany Vargas, com Gaga e Goebel trabalhando juntos na coreografia para uma equipe de 40 dançarinos. Os criativos por trás da Hardstyle, Peri Rosenzweig e Nick Royal, fizeram o estilo e o figurino, incluindo o que o anúncio oficial descreveu como “uma capa branca reciclada feita a partir de vestidos de noiva vintage”.

O fato de ela ter demorado durante os comerciais para estrear uma música não significava que Gaga estava abrindo mão de uma apresentação ao vivo durante a transmissão do horário nobre. No início do show, ela e seu parceiro de dueto “Die With a Smile”, Bruno Mars, subiram ao palco na Crypto.com Arena para fazer uma performance em dupla de “California Dreamin’” para testemunhar sobre o espírito de Los Angeles, em reconhecimento aos trágicos incêndios florestais de Los Angeles no início de janeiro.

“Mayhem”, que foi referenciado como “LG7” antes de Gaga lhe dar um título publicamente, é oficialmente seu sétimo álbum de estúdio. Esse número não inclui o disco derivado de “Coringa” do ano passado, um disco de (principalmente) covers de jazz/standards chamado “Harlequin”, ao qual a cantora se referiu como álbum 6.5.

Gaga lançou anteriormente dois outros singles do próximo álbum de 14 faixas – “Disease”, que foi lançado em dezembro, precedido pela colaboração de Mars “Die With a Smile”, de agosto passado.

Em um comunicado de imprensa na semana passada, Gaga disse: “O álbum começou quando eu enfrentei meu medo de retornar à música pop que meus primeiros fãs amavam”, e ela também observou que isso representa ela “remontando um espelho quebrado: mesmo que você possa juntar as peças perfeitamente, poderá criar algo lindo e completo de uma nova maneira”.

Gaga tem estado bastante ativa na semana passada. Antes do Grammy, ela apareceu no FireAid, estreando outra música nova que ela disse ter sido escrita especialmente para se apresentar na transmissão e não para o próximo álbum.

Sigam-me os bons: