Greta Gerwig aproveitou seu poder com a bilheteria de “Barbie” para convencer a Netflix a dar-lhe o grande e amplo lançamento teatral que ela queria para “Nárnia”, sua adaptação da série de fantasia de C.S. Lewis.
Após meses de negociações, a Imax anunciou que “Nárnia” será lançado exclusivamente em suas telas em todo o mundo duas semanas antes da estreia do filme na Netflix. “Nárnia” está programado para estrear em Imax no Dia de Ação de Graças de 2026 (final de novembro). Ele estreará na Netflix no Natal do mesmo ano.
O lançamento do Imax é uma raridade para a plataforma de streaming, que concede lançamentos teatrais limitados e qualificados para o Oscar para seus candidatos a prêmios como “Emilia Perez” e “Maria”, mas prefere principalmente que seus filmes, especialmente os mais amplamente comerciais, sejam lançados em sua plataforma. Houve exceções. Em 2022, por exemplo, a Netflix permitiu que “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” tivesse uma exibição exclusiva de uma semana em mais de 600 locais, seu lançamento teatral mais amplo de todos os tempos. Outras plataformas adotaram uma abordagem mais flexível em relação à distribuição nos cinemas, com empresas como Amazon e Apple estreando filmes nos cinemas e permitindo que eles sejam exibidos lá por semanas, até meses, antes de aparecerem em seus serviços de streaming. Isso fez com que a Netflix não conseguisse lançar certos projetos badalados que queriam ser exibidos primeiro nos cinemas.
Em 2018, a Netflix anunciou que desenvolveria novas séries e projetos de filmes baseados na série “As Crônicas de Nárnia” de Lewis. Em 2020, recrutou Gerwig, que foi indicada ao Oscar pela direção de “Lady Bird: A Hora de Voar” e também supervisionou uma aclamada adaptação de “Adoráveis Mulheres”. Sua estrela só continuou a subir nos anos seguintes. Em 2023, Gerwig dirigiu “Barbie”, que foi o filme de maior bilheteria do ano, arrecadando quase US$ 1,5 bilhão em todo o mundo e se tornando um fenômeno rosa brilhante.
No total, os sete livros de Nárnia venderam mais de 115 milhões de cópias e foram traduzidos para 57 idiomas em todo o mundo. A Netflix espera que os filmes se tornem sua próxima grande franquia.
Sigam-me os bons: