“Barbie 2” está nos primeiros estágios de desenvolvimento

“Barbie 2” está nos primeiros estágios de desenvolvimento

Segundo duas fontes, os roteiristas indicados ao Oscar Greta Gerwig e Noah Baumbach têm uma ideia para a sequência do blockbuster de US$ 1,4 bilhão.

Enquanto “Barbie” pintava o mundo de rosa e cobria as bilheterias com impressionantes US$ 1,4 bilhão em verde, uma questão urgente surgiu e foi lançada a todos os envolvidos: vai ter uma sequência?

É uma pergunta que mesmo alguém tão adoravelmente sem noção como Ken poderia ter feito e que a Warner Bros. e a Mattel estavam compreensivelmente ansiosas para responder com um retumbante “Sim, por favor!” à medida que se tornou o fenômeno indiscutível da cultura pop de 2023. Mas a resposta sempre esteve nas mãos da “Barbie”, de Greta Gerwig e Noah Baumbach, mesmo que, às vezes, uma franquia parecesse inevitável.

Os parceiros na vida e na criatividade – eles co-escreveram o roteiro e conseguiram uma indicação ao Oscar por sua colaboração – foram claros em buscar uma continuação se, e somente se, pudessem encontrar uma história que a apoiasse. Pelo menos é isso que o diretor Gerwig afirmou repetidamente. “Minha Estrela do Norte é, o que eu amo profundamente? Com o que eu realmente me importo? Qual é a história por trás desta história?”, Gerwig disse ao aceitar o prêmio de Mulher do Ano da Time em março de 2024. “Se eu encontrar a ressaca, então conseguiremos. Se eu não encontrar uma ressaca, não haverá mais”.

O Hollywood Reporter soube por uma fonte bem posicionada que Gerwig e Baumbach foram arrastados por uma ressaca e tiveram uma ideia para a sequência, já tendo a trazido para a Warner Bros. Entende-se que a descoberta da história abriu a porta para negociações de acordo que, mais uma vez, são precoces, confirma outra fonte com conhecimento direto.

Um representante do estúdio e um representante dos cineastas recuaram. “Não há legitimidade nesta reportagem”, diz o representante de Gerwig e Baumbach, enquanto um representante da Warner Bros. acrescenta: “A reportagem do THR é imprecisa”.

Caso um acordo fosse fechado, o foco seria elaborar um roteiro e alinhar cronogramas para fazê-lo. Baumbach está trabalhando arduamente na pós-produção de seu próximo filme, um projeto para maiores sem título e repleto de estrelas para a Netflix. Previsto para o próximo ano, o filme é estrelado por Gerwig, George Clooney, Adam Sandler, Laura Dern, Billy Crudup, Riley Keough, Jim Broadbent, Patrick Wilson e Emily Mortimer (que co-escreveu o roteiro). Enquanto isso, Gerwig está em pré-produção preparando seu próprio filme para a Netflix, uma adaptação de “As Crônicas de Nárnia” que a produtora Amy Pascal descreveu recentemente como muito “rock and roll”.

Segundo uma fonte, Baumbach começaria a escrever a sequência da “Barbie”, com os dois repassando-a como costumam fazer. Eles confirmaram durante uma sessão de perguntas e respostas do WGA West moderada por Judd Apatow em outubro de 2023 que seu processo criativo os faz escrever separadamente um do outro e compartilhar rascunhos ao longo do caminho. “Então ouvimos para saber se a outra pessoa está rindo”, disse Gerwig na época.

Quanto ao que poderia ser a história da sequência, isso está sendo mantido em segredo e é altamente improvável que quaisquer detalhes vazem da Barbie Land para o mundo real. “Acho que sempre que compartilho ideias muito cedo, elas ficam ruins e o filme não fica bom. Não gosto de falar sobre as coisas muito cedo, nem de apresentar os tratamentos muito cedo, porque parece que isso vai de alguma forma destruir o que o filme é”, disse Gerwig no mesmo painel da WGA.

Quanto à própria Barbie, Margot Robbie foi a força principal para fazer a Barbie decolar como estrela e produtora por meio de seu banner LuckyChap. E como o filme foi aclamado pela crítica e pelos prêmios, com oito indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, ela elogiou seu diretor. “Ela decifrou o código deste filme, como só ela poderia”, disse Robbie em fevereiro. “É uma visão tão singular, e Greta trouxe muita humanidade, criatividade, inspiração, magia e alegria para a Barbie”.

O filme acabou ganhando um Oscar – Billie Eilish e Finneas O’Connell triunfaram de melhor música original com seu líder nas paradas “What Was I Made For” – além de uma série de outros troféus durante uma temporada de premiações muito movimentada. Robbie estrelou ao lado de Ryan Gosling como Ken, America Ferrera, Kate McKinnon, Michael Cera e Ariana Greenblatt, entre muitos outros.

A história encontrou sua personagem-título vivendo uma existência perfeita na Barbielândia até que seu mundo virou de cabeça para baixo uma noite com preocupações sobre a mortalidade durante uma festa dançante alegre. Os problemas continuaram, enviando a Barbie de Robbie ao mundo real em uma aventura de mudança de vida (com Ken de carona).

Além de “Barbie”, Gerwig e Baumbach colaboraram nos roteiros de “Mistress America” e “Frances Ha”, ambos dirigidos por ele. Enquanto isso, Gerwig escreveu e dirigiu “Adoráveis Mulheres” e “Lady Bird: A Hora de Voar” (recebendo indicações ao Oscar para cada um desses roteiros), e Baumbach escreveu e dirigiu “Ruído Branco”, “História de um Casamento”, “Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe”, “Enquanto Somos Jovens”, “O Solteirão”, “O Fantástico Sr. Raposo”, “Margot e o Casamento” e “A Lula e a Baleia”, entre outros filmes. Ele recebeu indicações ao Oscar por seu trabalho em “História de um Casamento” e “A Lula e a Baleia”, além de “Barbie”.

A colaboração deles em “Barbie” lançou as bases para que este se tornasse o filme de maior sucesso do ano, terminando em primeiro lugar nas bilheterias. Então, a questão da sequência sempre pareceu menos: “E sobre o quê?” e algo mais como “Quando?”

“Há um tom, um humor e uma alegria, e obviamente o mundo é tão lindo”, disse Gerwig à People antes do lançamento do primeiro filme, quando questionado sobre um segundo filme. “Eu quero voltar para a Terra da Barbie.”

Sigam-me os bons: