“9-1-1: Lone Star” acabará na quinta temporada

“9-1-1: Lone Star” acabará na quinta temporada

A próxima temporada da série da Fox será a última.

É oficial: a próxima quinta temporada de “9-1-1: Lone Star” da Fox será a última. A série final de 12 episódios do drama dos primeiros respondentes começa em 23 de setembro, com o final da série previsto para o início de 2025.

Isso é um marco para a Fox, já que “Lone Star” é a última série dramática da rede produzida por sua ex-irmã corporativa, a 20th Television, que costumava fornecer a maioria das séries com roteiro da Fox antes do estúdio de TV, junto com outros ativos, ser vendido para a Disney em 2019. (A 20th TV também está por trás das comédias de animação herdadas da Fox, que serão renovadas nesta temporada).

Tal como aconteceu com a série original “9-1-1”, que encerrou a sua exibição na Fox no ano passado após seis temporadas, o cancelamento de “Lone Star” é um produto das mudanças econômicas do negócio televisivo, especialmente no lado linear e particularmente no lado das redes de transmissão integradas.

Ao contrário de “9-1-1”, não se espera que a “Lone Star” mude para a ABC, a nova rede irmã da 20th TV, produtora da franquia “9-1-1”, que renovou a original para a oitava temporada. Mas “9-1-1” pode ter outro spin-off na ABC em um novo local, com Las Vegas entre as cidades potenciais que supostamente seguirão Los Angeles (“9-1-1”) e Austin (“9-1-1: Lone Star”).

O encerramento de “9-1-1: Lone Star” dá à Fox uma oportunidade de marketing para promover a 5ª temporada como uma despedida da série, algo que a emissora não foi capaz de fazer com “9-1-1” devido à sua mudança pendente para a ABC.

“Desde o início, os fãs acompanharam as histórias heróicas e profundamente comoventes dos homens e mulheres que compõem o 126 de Austin, portanto, um enorme agradecimento a uma das maiores equipes criativas de toda a televisão – Ryan Murphy, Brad Falchuk e Tim Minear – por criar um dos dramas mais cheios de ação do mundo”, disse o presidente da Fox TV Network, Michael Thorn. “Agora, em nossa última temporada da série, estamos prontos para dar a despedida de alto risco que merece, completa com resgates de tirar o fôlego, probabilidades intransponíveis e lutas pessoais relacionáveis, graças ao nosso elenco estelar e incomparável liderado por Rob Lowe e Gina Torres”.

Este não é um desenvolvimento repentino. A maior parte do elenco principal presumia que “9-1-1: Lone Star” estava chegando ao fim com a 5ª temporada desde o final do ano passado, após duas tentativas malsucedidas de renegociação de contrato. Após o mais recente, o membro do elenco original Sierra McClain deixou a série, com vários outros atores estrelando para ler, conhecer e fazer testes para outros projetos meses atrás.

Houve uma divulgação da Fox para a 20th TV sobre a possibilidade de estender a série, mas a porta para mais “9-1-1: Lone Star” agora está permanentemente fechada. (O astro/produtor executivo da série Rob Lowe, que tem um acordo inicial com a emissora onde também apresenta e é produtor executivo do game show ‘The Floor’, estava disposto a retornar depois que as opções do elenco expirassem se um caminho para uma sexta temporada fosse encontrado).

“A economia não iria dar certo neste programa para nós”, disse o CEO da Fox Entertainment, Rob Wade, sobre “9-1-1” quando a série mudou para a ABC em maio de 2023.

Embora não seja tão caro quanto “9-1-1”, o spin-off “Lone Star” tem economia semelhante. Desenvolvido como uma série dramática de alta qualidade por um estúdio verticalmente integrado anos antes de o céu começar a cair nas emissoras de transmissão, “9-1-1: Lone Star” custa significativamente mais para ser produzido do que os US$ 3 milhões a US$ 4 milhões por episódio que a Fox almeja para dramas em sua atual abordagem disciplinada como uma rede independente.

Como a Fox não tem participação em “9-1-1: Lone Star”, ela está pagando uma taxa de licença, algo que a rede está disposta a continuar fazendo. Mas, ao produzir o programa, a 20th TV, de propriedade da Disney, tem apresentado um “déficit”, cobrindo a lacuna entre o valor da taxa de licenciamento e o custo para produzir a série.

Isso supostamente contribuiu para a decisão de não ter episódios originais de “Lone Star” durante a temporada 2023-24, que foi afetada por atrasos na produção relacionados à greve. A Fox estava fazendo lobby por um pedido de 18 episódios, 6 episódios para exibição no meio da temporada de 2024 após a greve e 12 no final de 2024, mas teve que se contentar com 12 episódios para a Fall Season. (“9-1-1” entregou 10 episódios para a ABC na última temporada).

Lowe estrela como o capitão Owen Strand, um bombeiro de Nova York que, junto com seu filho adulto, T.K. (Ronen Rubinstein), muda-se para Austin para reconstruir um quartel de bombeiros que também passou por uma tragédia. A nova equipe de Strand inclui o capitão Tommy Vega (Gina Torres), Judd Ryder (Jim Parrack), Marjan Marwani (Natacha Karam), Paul Strickland (Brian Michael Smith) e o bombeiro novato Mateo Chavez (Julian Works). Rafael Silva e Brianna Baker também estrelam.

Na próxima quinta temporada, os capitães Strand e Vega, junto com a equipe 126, entram em ação quando, em um enredo de abertura multi-episódico, um catastrófico descarrilamento de trem põe em risco várias vidas, incluindo algumas das suas próprias.

“9-1-1: Lone Star” é criado e tem produção executiva de Ryan Murphy, Brad Falchuk e Tim Minear. Bradley Buecker, que dirigiu a estreia da série, também é produtor executivo ao lado de Rashad Raisani, John J. Gray, Angela Bassett, Lowe, Carly Soteras e Wolfe Coleman.

Assumindo o papel de principal drama da Fox após a saída de “9-1-1”, “Lone Star” foi classificado como um drama Top 10 entre adultos de 18 a 49 anos (L + 7) em cada temporada de transmissão que foi ao ar. A 4ª temporada teve uma média de 9,6 espectadores multiplataforma, mais que dobrando sua entrega ao vivo + no mesmo dia (+166%).

Sigam-me os bons: