Aerosmith anuncia aposentadoria dos palcos

Aerosmith anuncia aposentadoria dos palcos

No More, No More: Aerosmith se aposenta das turnês porque a voz machucada de Steven Tyler não consegue se recuperar

O trem do Aerosmith parou de rodar. O grupo anunciou em sua conta oficial do X que não retornará às turnês, citando os vocais lesionados do vocalista Steven Tyler e a incapacidade de se recuperar.

“Sempre quisemos surpreender vocês durante as apresentações”, escreveu a banda. “Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para colocar sua voz onde estava antes da lesão. Nós o vimos lutando apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado. Infelizmente, está claro que uma recuperação total da lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária – como um grupo de irmãos – de nos retirarmos dos palcos da turnê.”

O grupo já anunciou que estava em sua turnê de despedida. A Peace Out Tour foi adiada abruptamente em setembro por causa dos contínuos problemas nas cordas vocais e na laringe de Tyler. Posteriormente, a banda cancelou todos os seus shows de 2023 e, em abril, agendou a turnê para ser retomada em setembro.

O médico de Tyler disse no ano passado que Tyler, “além dos danos às cordas vocais, fraturou a laringe, o que requer cuidados contínuos. Ele está recebendo o melhor tratamento médico disponível para garantir que sua recuperação seja rápida, mas dada a natureza da fratura, ele está sendo informado de que paciência é essencial.”

O Aerosmith está entre as bandas mais duradouras do rock desde que saiu de Boston no início dos anos 1970. Sua formação de Tyler, os guitarristas Joe Perry e Brad Whitford, o baixista Tom Hamilton e o baterista Joey Kramer permaneceu praticamente intacta, com algumas saídas e retornos dispersos. O grupo lançou 15 álbuns de estúdio, todos, exceto três, ganharam disco de platina. Seu “Greatest Hits” de 1980 vendeu mais de 12 milhões de cópias somente nos EUA.

Depois de passar por uma fase difícil entre 1979 e 1985, o grupo teve um retorno artístico e comercial notável. Ao longo do caminho, teve um sucesso entre gêneros com o remake de “Walk This Way” de Run-D.M.C., que contou com Tyler e Perry e cujo vídeo foi reproduzido fortemente na MTV.

O grande ressurgimento do Aerosmith começou com o álbum “Permanent Vacation”, de 1987, seguido por “Pump”, de 1989, que produziu três sucessos pop no Top 10. O grupo marcou seus únicos dois álbuns em primeiro lugar com “Get a Grip” (1993) e “Nine Lives” (1997), e liderou a parada de singles Hot 100 por quatro semanas com “I Don’t Want to Miss a Thing”, escrita por Diane Warren, do filme “Armageddon” em 1998.

Entre suas faixas mais famosas estão “Dream On”, “Same Old Song and Dance”, a original “Walk This Way”, “Sweet Emotion”, “Back in the Saddle”, “Draw the Line”, “Dude (Looks Like a Lady)”, “Angel”, “Rag Doll”, “Love in an Elevator”, “Janie’s Got a Gun”, “Livin’ on the Edge” e “Crazy”.

Era 1970 quando uma centelha de inspiração se tornou o Aerosmith. Graças a vocês, nosso Exército Azul, essa faísca pegou fogo e está queimando há mais de cinco décadas. Alguns de vocês estão conosco desde o início e todos vocês são a razão pela qual fizemos história do rock ‘n’ roll. Foi a honra de nossas vidas ter nossa música se tornando parte da sua. Em cada clube, em cada grande turnê e em momentos grandiosos e privados vocês nos deram um lugar na trilha sonora de suas vidas. Sempre quisemos surpreender vocês durante as apresentações. Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para colocar sua voz onde estava antes da lesão. Nós o vimos lutando apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado. Infelizmente, está claro que uma recuperação total da lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária – como uma banda de irmãos – de nos retirarmos da turnê. Estamos muito gratos por todos que estavam entusiasmados para pegar a estrada conosco pela última vez. Gratos à nossa equipe especializada, à nossa incrível equipe e aos milhares de pessoas talentosas que tornaram possíveis nossas corridas históricas. Um agradecimento final a vocês – os melhores fãs do planeta Terra. Toque nossa música bem alto, agora e sempre. Continuem sonhando. Vocês realizaram nossos sonhos. *Para aqueles que compraram seus ingressos através da Ticketmaster, você será reembolsado automaticamente – não há mais nada que você precise fazer. Para aqueles que compraram através de sites de revenda de terceiros, como SeatGeek, StubHub, VividSeats, etc. dirija-se ao ponto de compra para obter mais detalhes.*

Sigam-me os bons: