Tom Hiddleston interpretará Sir Edmund Hillary em “Tenzing”

Tom Hiddleston interpretará Sir Edmund Hillary em “Tenzing”

A produtora vencedora do Oscar See-Saw Films (“O Discurso do Rei”) está se preparando para “Tenzing”, sobre a vida inspiradora do xerpa Tenzing Norgay e seu cume do Monte Everest em 1953, ao lado do também estrangeiro neozelandês Edmund Hillary.

Está em andamento uma busca para escalar o papel principal de Tenzing Norgay, que estrelará ao lado de Tom Hiddleston (“Loki”), indicado ao BAFTA, como Sir Edmund Hillary, e do vencedor do Oscar Willem Dafoe (“Pobres Criaturas”), como o líder da expedição inglesa, coronel John Hunt.

“Tenzing” vem da cineasta Jennifer Peedom, que tem os direitos exclusivos para contar a história de Tenzing por meio de sua família e tem um relacionamento próximo com a comunidade Xerpa depois de fazer o aclamado documentário “Sherpa”.

O roteiro vem do indicado ao Oscar Luke Davies (“Lion: Uma Jornada para Casa”) e os produtores são Liz Watts, Emile Sherman e Iain Canning para See-Saw Films, ao lado de Jennifer Peedom e Luke Davies. Os produtores executivos são Simon Gillis, David Michôd e Norbu Tenzing.

Tenzing Norgay, nascido no Tibete, ao lado do montanhista neozelandês Edmund Hillary, ambos forasteiros de uma expedição britânica, desafiaram probabilidades intransponíveis para alcançar o que antes era considerado impossível, alcançando o cume da montanha mais alta do mundo, o Monte Everest. Depois de seis tentativas anteriores, Tenzing arriscou tudo para uma última aventura. Ele teve que navegar por uma política traiçoeira e por um clima perigoso ao embarcar na escalada mais significativa de sua vida. Apesar de tudo, ele fez isso com humor, cordialidade e generosidade para com seus colegas escaladores, mas também com profunda reverência e respeito pela sagrada Deusa Mãe de sua montanha, Chomolungma.

Este será um dos projetos em destaque no mercado de Cannes da próxima semana, onde a Rocket Science cuidará das vendas internacionais em parceria com a Cross City Films, o braço interno de vendas da See-Saw. O UTA Independent Film Group e o Cross City Films estão co-representando a venda nos EUA. As filmagens estão marcadas para o começo de 2025.

Peedom, conhecida por seus retratos íntimos contra paisagens épicas, incluindo documentários “Solo”, “Sherpa” e “Mountain”, disse:

Eu não poderia estar mais emocionada por trazer a história de Tenzing Norgay para a tela. Tenho trabalhado neste filme durante toda a minha carreira e sou extremamente grato à família de Tenzing por me confiar ele. Estou animada para trabalhar com a See-Saw Films e nosso elenco incrível para dar vida a essa história. Tom Hiddleston e Willem Dafoe são dois dos atores mais generosos e talentosos do ramo, então combiná-los com nosso brilhante elenco do Himalaia será eletrizante. Não tenho dúvidas de que este filme terá grande repercussão. Todos nós temos as nossas próprias montanhas para escalar e este filme mostra-nos do que os seres humanos são verdadeiramente capazes.

Os produtores Emile Sherman e Iain Canning acrescentaram:

Estamos muito entusiasmados por embarcar nesta emocionante ascensão liderada por uma das realizadoras mais inspiradoras que encontrámos, Jennifer Peedom. Sua experiência premiada no mundo do cinema de alta altitude, juntamente com seu relacionamento único com a comunidade Sherpa e suas habilidades magistrais de contar histórias fazem dela a diretora perfeita para este filme.

Norbu Tenzing, filho de Tenzing Norgay, comentou:

Jen é alguém que conquistou o respeito do nosso povo, compreende a comunidade e está profundamente imerso na nossa cultura. Ela é um grande ser humano e alguém em quem confiamos, e sempre se interessou pela história de meu pai, Tenzing Norgay. Estou muito feliz por ela ter assumido este projeto e mal posso esperar para que o mundo veja quem era meu pai.

Sigam-me os bons: