O escritor, diretor e produtor britânico Alex Marx fará sua estreia no cinema com “The Queen of Fashion”, uma cinebiografia de da editora de moda, estilista e iconoclasta Isabella Blow, com a indicada ao Oscar Andrea Riseborough definida para produzir e interpretar o papel principal .
“The Queen of Fashion” detalha os altos e baixos da vida de Blow, defendendo figuras da moda desconhecidas e marginalizadas como Alexander McQueen, Philip Treacy e Sophie Dahl, a quem ela catapultou para o sucesso enquanto lutava contra o transtorno bipolar não diagnosticado. O projeto será vendido em Cannes pela Rocket Science para o mercado internacional, com a CAA Media Finance providenciando o financiamento para o filme e cuidando dos direitos nacionais.
Riseborough estrelará como Blow ao lado de um elenco de apoio robusto com Emilia Clarke como Daphne Guinness, Richard E. Grant como o pai de Blow, Evelyn Delves Broughton, Fionn O’Shea como Philip Treacy e Hayley Atwell como Alexandra Schulman. Verity Naughton CDG continua escalando papéis importantes, incluindo os do marido de Isabella, Detmar Blow, de sua mãe Helen Delves Broughton, do estilista Alexander McQueen e do jornalista Michael Roberts.
Blow começou sua carreira na moda na Guy Laroche, no Texas, antes de ser contratada pela Vogue como assistente de Anna Wintour e André Leon Talley. Em Nova York, seu círculo incluía Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat. Ela voltou a Londres em 1986, onde trabalhou para Roberts, então diretor de moda da Tatler e da revista The Sunday Times Style.
Treacy desenhou o chapéu que Isabella usou em seu casamento com Detmar em 1989; o início de uma longa associação com a modista. Ela descobriu McQueen e comprou toda a sua coleção de pós-graduação por £ 5.000, pagos em parcelas semanais de £ 100. Blow se tornaria diretora de moda da revista Tatler.
A saúde mental de Blow sofreu no final de sua vida, e ela acabou sendo diagnosticada com transtorno bipolar – para o qual recebeu terapia de eletrochoque – e câncer de ovário. Nos últimos anos de sua vida, ela tentou o suicídio diversas vezes, acabando por se suicidar em 2007.
“Admiro o trabalho de Andrea desde que testemunhei pela primeira vez o seu talento extraordinário, há mais de 20 anos, no Teatro Nacional da Juventude”, diz Marx. “Existem poucos atores que possam igualar sua coragem, seu virtuosismo e sua pura abertura de coração. Sou abençoado por trabalhar com ela e mal posso esperar para vê-la dar vida a Issie.”
Alex Marx trabalhou como ator e treinador de atuação, colaborando principalmente com Emily Beecham, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Cannes em 2019 por “Little Joe: A Flor da Felicidade”. Ele fez sua estreia na direção com o curta “Happy Accident”, e seus outros curtas incluem “Syncronicity”, “Fingers” e “OK, Mum”, todos escritos por ele. Ele apareceu ao lado de Riseborough no curta “Actress” de Daisy Lewis em 2020. Ele desenvolveu “The Queen of Fashion” ao longo de oito anos.
Riseborough foi indicada ao Oscar por sua atuação em “A Sorte Grande” em 2023. Ela estrela a série limitada da HBO “O Regime”, ao lado de Kate Winslet, Hugh Grant, Matthias Schoenarts e Martha Plimpton, bem como “Alice and Jack” ao lado de Domnhnall Gleeson.
“The Queen of Fashion” é produzida por Matthew Rhodes para The Hideaway Entertainment; ao lado de Elise Freeman para Mystic Dawn Media; Andrea Riseborough por Mother Sucker; Robert Ogden Barnum; e Catrin Lewis Defis. Os produtores executivos incluem Alison Owen; Jonathan Gray e Ryan Cassells para The Hideaway Entertainment; Thorsten Schumacher e Claire Taylor para Rocket Science; e Jason Tan. O filme será rodado pelo veterano diretor de fotografia Stephen Goldblatt (“Histórias Cruzadas”, “Closer: Perto Demais”) com a musicista britânica Laura Mvula a bordo para compor músicas.
Sigam-me os bons: