Wagner Moura irá estrelar “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho

Wagner Moura irá estrelar “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho

O autor brasileiro Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”) vai dirigir “O Agente Secreto”, um emocionante thriller político encabeçado pelo astro de “Guerra Civil” Wagner Moura. O filme se passa no final da década de 1970, durante os anos finais da ditadura militar no Brasil.

A MK2 Films, marca de vendas por trás do filme vencedor do Oscar “Anatomia de Uma Queda”, apresentará o projeto aos compradores no Cannes Film Market. Agora em pré-produção, “O Agente Secreto” está sendo produzido pela Cinemascopio (“Bacurau”, “Aquarius”) e MK Produções, cujos créditos incluem filmes indicados ao Oscar, como “A Pior Pessoa do Mundo”, de Joachim Trier, e “Guerra Fria”, de Pawel Pawlikowski.

Moura, que se destacou internacionalmente com sua atuação indicada ao Globo de Ouro como Pablo Escobar na série “Narcos” da Netflix, estrelará como Marcelo, um professor universitário de 40 anos que está fugitivo. Ele viaja de São Paulo para a cidade litorânea de Recife na semana do Carnaval, na esperança de reencontrar o filho. Mas ele logo descobre que foi seguido e espionado por vizinhos em seu novo refúgio, não lhe deixando nenhuma possibilidade de escapar dos tentáculos da corrupção. Moura contracena com Maria Fernanda Candido (“O Traidor”).

“O Agente Secreto” é um projeto apaixonante de Mendonça Filho, um cineasta de mentalidade política que escreveu o roteiro com base em extensa pesquisa e um mergulho profundo em seus próprios arquivos. A história se desenrola em sua cidade natal, Recife, que serviu de cenário para seu filme da competição de Cannes de 2016, “Aquarius”, bem como “O Som ao Redor” e “Retratos Fantasmas”, outro ex-aluno de Cannes que representou o Brasil na corrida ao Oscar de 2023. “O Agente Secreto” marca o longa mais ambicioso de Mendonça Filho até hoje — e seu primeiro filme de ficção desde “Bacurau”, que recebeu o Prêmio do Júri em Cannes em 2019.

Além de seu rico contexto histórico, “O Agente Secreto” também tecerá elementos folclóricos, como as festas de Carnaval e as lendas urbanas, além de uma autêntica trilha sonora brasileira. A previsão é que o filme seja entregue em 2025.

Sigam-me os bons: