O Prime Video deu sinal verde para um documentário de longa-metragem narrando os últimos 12 dias da carreira profissional de Roger Federer no tênis.
O documentário ainda sem título é descrito pelo Prime Video como “uma continuação íntima dos últimos 12 dias da ilustre carreira de Roger Federer. Originalmente um vídeo caseiro nunca destinado à exibição pública, o filme captura Federer em sua forma mais vulnerável e sincera, enquanto ele se despede de um jogo e dos fãs que moldaram sua vida nas últimas duas décadas.” Apresenta entrevistas de rivais e amigos de Federer, incluindo Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray.
O filme é dirigido por Asif Kapadia, vencedor do Oscar e do BAFTA pelo documentário de Amy Winehouse “Amy” (2015), dos vencedores do BAFTA “Senna” (2010) e “The Warrior” (2001) e “Diego Maradona” (2019). É co-dirigido por Joe Sabia (franquia “73 Questions” da Vogue).
Federer disse:
Inicialmente, a ideia era capturar os momentos finais da minha carreira profissional no tênis para que mais tarde pudesse mostrá-los à minha família e amigos. Durante minha carreira, evitei ter câmeras perto de mim e de minha família, especialmente em momentos importantes. Mas não vi mal nenhum em filmar isso, pois nunca foi planejado para o público. No entanto, capturamos tantos momentos poderosos e isso se transformou em uma jornada profundamente pessoal. Estou feliz por fazer parceria com o Prime Video devido ao seu vasto alcance global e presença significativa na indústria cinematográfica. Isso garante que a história dos meus últimos dias no tênis repercutirá tanto nos entusiastas do tênis quanto no público mais amplo em todo o mundo.
Apresentado pelo Prime Video, o documentário de Federer é uma produção da Lafcadia Productions. O filme é produzido pelo diretor da Lafcadia, Asif Kapadia, e George Chignell.
Durante sua célebre carreira de jogador, Federer conquistou 20 títulos individuais masculinos de Grand Slam, o terceiro atrás de Djokovic (24) e Nadal (22), incluindo um recorde de oito vitórias em Wimbledon. O documentário deve ser lançado em julho, para coincidir com o Campeonato de Wimbledon de 2024.
“Roger Federer: A Champion’s Journey”, de Roxane Schlumberger” (“David Attenborough: A Life on Earth”), foi lançado em 2023.
Sigam-me os bons: