Antoine Fuqua deve dirigir um documentário sobre Nelson Mandela, de acordo com a Variety. Provisoriamente intitulado “Troublemaker: The Story Behind the Mandela Tapes” (em tradução literal “Encrenqueiro:A história por trás das fitas de Mandela”), o documentário usará entrevistas de áudio recém-descobertas com o próprio Mandela para fornecer uma “representação honesta, precisa e definitiva” do homem que continua sendo um símbolo global de justiça, esperança e dignidade humana universal, de acordo com um comunicado de imprensa.
O diretor de “Dia de Treinamento” se uniu ao projeto com Mac Maharaj, amigo próximo e ex-companheiro de cela de Mandela, que atuará como produtor executivo. Enquanto passava 12 anos ao lado de Mandela numa pequena cela na Ilha Robben, Maharaj transcreveu a autobiografia de Mandela antes de a tirar da prisão. Mais tarde, ele se tornou ministro no governo de Mandela. O logline diz:
Usando entrevistas de áudio recentemente descobertas de Mandela contando intimamente suas experiências de vida, bem como as reflexões e percepções pessoais de Maharaj, o filme revelará as forças que moldaram o ícone global que é Nelson Mandela. Preso durante 27 anos, este advogado ativista pioneiro que se tornou combatente da liberdade saiu da prisão para um país à beira de uma violenta conflagração racial para se tornar o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul.
Maharaj também contribuirá com a sua própria experiência e visão para o projeto, esclarecendo detalhes como a forma como conseguiu estabelecer um elo de comunicação ilícito para que Mandela pudesse falar com a liderança do ANC no exílio. Antoine Fuqua disse:
É uma honra trazer para a tela a história não contada de Mandela, um homem que venerei durante toda a minha vida. Durante décadas, Mandela e os seus camaradas foram submetidos às condições mais desumanas que se possa imaginar. No entanto, saíram da prisão com amor e perdão nos seus corações e, em vez de procurarem vingança, procuraram unir o país. A sua compaixão e força interior permitiram que Mandela fizesse mudanças significativas. Este filme investigará como Mandela superou suas provações com sua humanidade intacta e revelará o político durão e astuto por trás de sua icônica personalidade de ‘cara legal’. Tenho muita sorte de ser parceiro neste projeto de Mac Maharaj, cujas experiências, inteligência e memória enciclopédica dos seus anos ao lado de Mandela são inestimáveis.
Maharaj acrescenta:
Ansiava por ver a história de Nelson Mandela e a sua luta e sacrifício de décadas pela liberdade, igualdade e justiça contada de uma forma autêntica, complexa e reveladora. É uma história que é mais relevante para a humanidade hoje do que nunca. Estou emocionado que um diretor com a habilidade, criatividade e integridade de Antoine Fuqua tenha concordado em assumir esta tarefa desafiadora.
Fuqua iniciou a produção na África do Sul, entrevistando vários ex-companheiros de Mandela e outras figuras-chave que conheceram o homem carinhosamente apelidado de “Madiba”.
Lorton Entertainment, empresa por trás de documentários como “Rooney” e “Supersonic”, está financiando o projeto. Os produtores são Arthur Landon da Lorton Entertainment e Mark Bauch. O executivo de Maharaj produz ao lado de Gordon Metz, Markus Davies da Hipster Media e Matt Graff e Danny Fenton da Zig Zag Productions.
Landon e Bauch disseram:
Sigam-me os bons:Durante um período de incerteza política e agitação em todo o mundo, este filme pretende reacender a influência de um líder verdadeiramente grande e mostrar como um advogado humilde mas determinado se tornou um dos maiores políticos da história. Estamos incrivelmente afortunados e entusiasmados com a parceria com Antoine, que tem uma visão incrível de mostrar ao mundo um lado de Mandela que nunca vimos antes, e Mac Maharaj, um verdadeiro ícone sul-africano que lutou ao lado de Mandela, e é um recurso diferente de qualquer outro.