O Oscar está ampliando a premiação. O Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou uma agradável surpresa na manhã desta quinta-feira ao criar uma nova categoria competitiva do Oscar para Melhor Desempenho no Elenco. Tudo começará na 98ª cerimônia anual, que ocorrerá em 2026 e premiará filmes lançados em 2025.
Esta é a primeira nova categoria criada pela Academia desde 2001 para Melhor Longa-Metragem de Animação. O Ramo de Diretores de Casting (Casting Directors Branch) foi formado em julho de 2013 e tem cerca de 160 membros.
O CEO da Academia, Bill Kramer, e a Presidente da Academia, Janet Yang, disseram:
Os diretores de elenco desempenham um papel essencial na produção cinematográfica e, à medida que a Academia evolui, temos orgulho de adicionar elenco às disciplinas que reconhecemos e celebramos. Parabenizamos nossos membros do Casting Directors Branch por este marco emocionante e por seu comprometimento e diligência ao longo deste processo.
Os governadores do Ramo de Diretores de Elenco da Academia, Richard Hicks, Kim Taylor-Colman e Debra Zane, disseram em uma declaração conjunta:
Em nome dos membros do Ramo de Diretores de Elenco (Casting Directors Branch), gostaríamos de agradecer ao Conselho de Governadores, ao Comitê de Premiação e à liderança da Academia pelo seu apoio. Este prêmio é um reconhecimento merecido aos talentos excepcionais de nossos diretores de elenco e uma prova dos esforços dedicados de nossa filial.
As regras da categoria para elegibilidade e votação para o prêmio inaugural serão anunciadas em abril de 2025 com as regras completas do 98º Oscar. As especificidades da entrega do prémio serão determinadas pelo Conselho de Governadores da Academia e pela sua liderança administrativa numa data futura.
A luta pelo reconhecimento dos diretores de elenco remonta ao final da década de 1990, quando houve um forte impulso para adicioná-lo à cerimônia. No entanto, não teve apoio generalizado naquela época e não se concretizou.
Em entrevista no ano passado, o diretor de “John Wick: Capítulo 4”, Chad Stahelski, falou sobre as discussões que estão acontecendo dentro da Academia para adicionar uma categoria para acrobacias, que tem apoio significativo nos bastidores de Hollywood.
Em março de 2023, a Academia criou o Ramo de Produção e Tecnologia, composto por cargos técnicos e de produção importantes em todas as fases da produção cinematográfica, da pré à pós-produção em Hollywood.
A 96ª edição do Oscar será realizada no domingo, 10 de março.
Sigam-me os bons: