A Disney investirá US$ 1,5 bilhão para adquirir uma participação acionária na Epic Games, juntamente com uma colaboração plurianual em um novo universo de jogos e entretenimento focado em “Fortnite” para expandir o alcance das histórias e experiências da Disney.
Em comunicado de imprensa anunciando a notícia, a Disney divulgou:
Além de ser uma experiência de jogo de classe mundial e interoperar com ‘Fortnite’, o novo universo oferecerá uma infinidade de oportunidades para os consumidores jogarem, assistirem, comprarem e interagirem com conteúdo, personagens e histórias da Disney, Pixar, Marvel, ‘Star Wars’, ‘Avatar’ e muito mais. Jogadores, gamers e fãs poderão criar suas próprias histórias e experiências, expressar seu fandom de uma forma distintamente Disney e compartilhar conteúdo entre si da maneira que eles amam.
A colaboração será alimentada pelo Unreal Engine.
Em uma conferência após os lucros trimestrais, Bob Iger disse que começou a se interessar por jogos logo após seu retorno à Disney no final de 2022, reunindo-se com o chefe de Parques e Experiências, Josh D’Amaro, e sua equipe:
E a primeira coisa que me mostraram foram as tendências demográficas. Quando vi a Geração Z, a Geração Alfa e até mesmo a Geração Y, e vi a quantidade de tempo que eles gastavam, em termos de tempo total de tela de mídia, em videogames, foi impressionante para mim – era igual ao que eles gastar em TV e filmes. E a conclusão a que cheguei foi: temos que estar lá. E temos que estar lá o mais rápido possível, de uma forma muito convincente.
Ele disse que a Disney obteve sucesso quando seus personagens e franquias apareceram no ‘Fortnite’:
começamos uma discussão sobre, e se criássemos um Disney World gigantesco que pudesse viver próximo ao ‘Fortnite’ e estar completamente interligado a ele? Um mundo onde as pessoas pudessem jogar os jogos que criamos, pudessem criar os seus próprios jogos, pudessem ver. Você pode imaginar a criação de vídeos curtos, ou talvez até usemos a plataforma para distribuir parte de nosso conteúdo. Pessoas que poderiam interagir umas com as outras e, em última análise, também alguma forma de compras. Obviamente, haverá algumas oportunidades de comprar bens digitais, mas talvez até em algum momento, bens físicos.
E eu só acho que, dadas as tendências demográficas e o sucesso de ‘Fortnite’… pensamos, assim como pegamos nossa propriedade intelectual de nossos filmes e de nossas séries e os expressamos em nossos parques, esta é uma ótima maneira de fazer isso, nos jogos. E para nós, é uma forma de entrar no jogo com eles. O investimento fortalece as parcerias porque temos a pele no jogo e também… na verdade não estamos criando muito risco para a empresa. Então, a nosso ver, este é o melhor de todos os mundos em muitos aspectos, do ponto de vista de um empreendimento comercial, e certamente ótimo para consumidores que adoram interagir com nossos personagens já em formato de videogame. Então, estou muito emocionado com isso.
Nosso novo e emocionante relacionamento com a Epic Games reunirá as marcas e franquias amadas da Disney com o imensamente popular ‘Fortnite’ em um novo universo transformacional de jogos e entretenimento. Isso marca a maior entrada da Disney no mundo dos jogos e oferece oportunidades significativas de crescimento e expansão. Mal podemos esperar para que os fãs experimentem as histórias e os mundos da Disney que amam de maneiras novas e inovadoras.
Tim Sweeney, CEO e fundador da Epic Games, disse:
A Disney foi uma das primeiras empresas a acreditar no potencial de unir seus mundos com o nosso em ‘Fortnite’… Agora estamos colaborando em algo totalmente novo para construir um mundo persistente, aberto e ecossistema interoperável que reunirá as comunidades Disney e ‘Fortnite’.
D’Amaro disse que o ecossistema aberto do Fortnite “nos ajudará a alcançar os consumidores onde eles estão, para que possam interagir com a Disney da maneira que for mais relevante para eles”.
O investimento e a nova colaboração são uma expansão do trabalho que as duas empresas já realizam juntas. A Disney e a Epic Games envolveram centenas de milhões de jogadores por meio de integrações de conteúdo do “Fortnite”, colaborações de temporada, ativações no jogo e eventos ao vivo, incluindo a “Guerra Marvel Nexus” com Galactus, que atraiu mais de 15,3 milhões de jogadores simultâneos.
Sigam-me os bons: