Próximo trabalho de Scorsese será filme sobre Jesus

Próximo trabalho de Scorsese será filme sobre Jesus

Martin Scorsese finalizou o roteiro do filme sobre Jesus que ele mencionou pela primeira vez em maio de 2023, de acordo com o diretor em matéria publicada na segunda-feira no Los Angeles Times. Scorsese disse que seu projeto será filmado ainda este ano e deverá durar apenas 80 minutos.

Estou tentando encontrar uma nova maneira de torná-lo mais acessível e eliminar o ônus negativo do que tem sido associado à religião organizada. O filme ainda não parece ter distribuidor.

Scorsese co-escreveu o novo projeto com o crítico e cineasta Kent Jones. É baseado no livro “A Life of Jesus” de Shūsaku Endō – Endo também escreveu “Silêncio”, que Scorsese adaptou para as telas em 2016 com os atores Andrew Garfield, Adam Driver e Liam Neeson.

Em entrevista à revista jesuíta La Civiltà Cattolica (A Civilização Católica) em maio passado, Scorsese disse:

Respondi ao apelo do Papa aos artistas da única forma que conheço: imaginando e escrevendo um argumento para um filme sobre Jesus.

Se a previsão de 80 minutos de Scorsese se confirmar, o novo filme poderá ser o mais curto de sempre (“Assassinos da Lua das Flores”, lançado em novembro passado e agora a caminho da corrida ao Oscar, conta com impressionantes 206 minutos).

O filme de Jesus acontecerá principalmente nos dias atuais e focará nos princípios dos ensinamentos fundamentais de Jesus, em vez de em uma doutrina religiosa específica. Scorsese comentou:

Neste momento, ‘religião’, você diz essa palavra e todos ficam em pé de guerra porque ela falhou de muitas maneiras. Mas isso não significa necessariamente que o impulso inicial estava errado. Vamos voltar. Vamos apenas pensar sobre isso. Você pode rejeitá-lo. Mas pode fazer diferença na maneira como você vive sua vida – até mesmo rejeitando-a. Não descarte isso de imediato. É só disso que estou falando. E estou dizendo isso como uma pessoa que fará 81 anos em alguns dias.

Para Scorsese, o projeto é uma acumulação do que muitos de seus filmes perseguiram ao longo de sua carreira:

Tentei encontrar com ‘Kundun’ e ‘A Última Tentação de Cristo’, até mesmo ‘Gangues de Nova York’, até certo ponto, caminhos para a redenção e a condição humana e como lidamos com as coisas negativas dentro de nós. Somos decentes e depois aprendemos a nos tornar indecentes? Podemos mudar? Outros aceitarão essa mudança? E penso que é realmente um medo da sociedade e da cultura que está corrompida devido à sua falta de base na moralidade e na espiritualidade. Não religião. Espiritualidade. Negando isso.

É encontrar meu próprio caminho em um… se você quiser usar o termo ‘religioso’ no sentido, mas odeio usar essa linguagem, porque muitas vezes é mal interpretada. Mas há crenças básicas que eu tenho – ou estou tentando ter – e estou usando esses filmes para descobri-las.

Sigam-me os bons: