Primeiro veio “Ursinho Pooh: Sangue e Mel”. Agora, prepare-se para os filmes de terror de “Steamboat Willie”, a versão de 1928 do Mickey Mouse que entrou em domínio público nesta segunda-feira.
Os produtores independentes de terror não perderam tempo visando capitalizar a versão do Mickey que virou domínio público a partir do dia 1º de janeiro, ao completar 95 anos, conforme a Lei de Direitos Autorais americana.
Steven LaMorte deve dirigir uma comédia de terror sem título baseada na estreia do desenho animado de Mickey. Nele, um rato sádico atormentará um grupo de passageiros desavisados da balsa. A produção está prevista para começar na primavera.
Em um comunicado de imprensa, Steven LaMorte disse:
‘Steamboat Willie’ trouxe alegria a gerações, mas por baixo desse exterior alegre existe um potencial para o terror puro e descontrolado. É um projeto com o qual tenho sonhado e mal posso esperar para lançar ao mundo esta visão distorcida deste personagem amado.
LaMorte dirigiu anteriormente “O Malvado – Horror no Natal”, uma paródia de terror do Grinch. Em entrevista, ele disse:
Tudo vem do nosso amor por esses personagens. Cineastas – somos todos crianças na caixa de areia. Adoramos pegá-los e brincar com eles de maneiras diferentes. Não é um desejo de arruinar esses personagens ou ganhar dinheiro rápido, mas de amá-los, honrá-los e mostrá-los sob uma nova luz.
Os direitos autorais da Disney sobre “Steamboat Willie” expiraram na segunda-feira, juntamente com o direito às versões originais de Mickey e Minnie Mouse. Mas ainda detém os direitos autorais das versões posteriores e mais familiares dos personagens.
A Disney disse que também estará vigilante na defesa de suas marcas registradas. A empresa poderia processar qualquer endosso ou afiliação com sua marca. Em comunicado no mês passado, a empresa disse:
É claro que continuaremos a proteger nossos direitos nas versões mais modernas do Mickey Mouse e outras obras que permanecem sujeitas a direitos autorais, e trabalharemos para nos proteger contra a confusão do consumidor causada pelo uso não autorizado do Mickey e de nossos outros personagens icônicos.
LaMorte disse que os produtores estão trabalhando com uma equipe jurídica para garantir que cumpram a lei:
Estamos fazendo a devida diligência para garantir que não haja dúvidas ou confusão sobre o que estamos fazendo. Esta é a nossa versão de um personagem de domínio público. É uma viagem assustadora e emocionante, com coração e humor, baseada nesse personagem que todo mundo conhece.
No filme, o personagem nem será chamado de “Mickey Mouse”. Em vez disso, ele será chamado de “Steamboat Willie”.
“O Malvado – Horror no Natal” foi lançado em 2022 e arrecadou cerca de US$ 1 milhão nos cinemas de todo o mundo. Os produtores desse filme – LaMorte, Amy Schumacher e Martine Melloul – estão se unindo a Steven Della Salla e Michael Leavy, produtores de “Terrifier 2”, que arrecadou US$ 15 milhões.
O anúncio segue o lançamento na segunda-feira de um trailer de “Mickey’s Mouse Trap”, outra comédia de terror de domínio público dirigida por Jamie Bailey. Situado em um fliperama, parece já ter sido filmado. Em comunicado à imprensa, os cineastas disseram que ainda não têm data de lançamento, mas esperam que seja lançado em março. Confira o teaser abaixo:

