A NFL, que já disputa partidas todos os anos no Reino Unido e na Alemanha, virá para o nosso país em 2024, com um jogo da temporada regular a ser disputado em São Paulo, anunciou a liga nesta quarta-feira. A data e horário do jogo e os times que irão disputar ainda não foram divulgados.
São Paulo foi escolhido enquanto concorria como Madri, na Espanha, embora Peter O’Reilly, vice-presidente executivo de negócios de clubes, eventos internacionais e da liga da NFL, tenha dito que Madri poderia sediar um jogo já em 2025. O’Reilly disse:
A boa notícia é que ambos são realmente viáveis e interessados em hospedar jogos”. Aguardando a oportunidade de jogar em Madrid e no Brasil no futuro, ficaríamos entusiasmados em fazer isso. A razão pela qual fomos primeiro com o Brasil realmente está ligada a ir a um novo continente pela primeira vez, à América do Sul pela primeira vez. para a temporada regular.
O jogo de 2024 no Brasil é provavelmente apenas o começo dos planos da NFL de jogar em mais cidades internacionais. Os proprietários aprovaram na quarta-feira uma resolução que obriga cada equipe a jogar um jogo internacional a cada quatro anos – o que significa que a NFL pode agendar até oito jogos internacionais a partir da temporada de 2025. O Jacksonville Jaguars tem um acordo separado para jogar uma partida no Estádio de Wembley, em Londres, que não conta como parte do total da liga. Em 2024, os Jaguars jogarão em Wembley, serão dois jogos no Tottenham Hotspur Stadium, e um jogo em Munique, na Alemanha, além de São Paulo, onde a partida será disputada na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.
O jogo do Brasil provavelmente será disputado em uma das janelas do horário nobre da NFL como parte de uma rodada dupla. No início da temporada da NFL, São Paulo está uma hora à frente do fuso horário do Leste norte-americano. Na última parte do cronograma, está duas horas adiantado, o que significa que, ao contrário dos jogos disputados na Europa, o jogo do Brasil não poderia ser disputado na janela das 9h30 horário do leste dos EUA que a NFL também espera expandir nos próximos anos. A popularidade dos jogos de futebol da Premier League nos Estados Unidos mostrou que os torcedores assistirão aos jogos pela manhã. E essa janela das 9h30 (horário local) é particularmente atraente para os esforços da NFL para cultivar fãs na Ásia e na Austrália, para quem as janelas da tarde de domingo ocorrem durante a noite.
O Brasil está no radar da NFL há algum tempo. A liga conta com 38 milhões de torcedores no Brasil e tem visto um interesse crescente nos últimos anos em torno dos eventos da liga, como uma festa para assistir ao Super Bowl que organizou e transmissões do Super Bowl e dos jogos dos playoffs pela televisão gratuita. A NFL também tem forte presença nas redes sociais no Brasil, e isso tem ajudado a atrair torcedores mais jovens. São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil e uma capital comercial. E a cidade tem um estádio adequado para a NFL na Arena do Corinthians. O estádio foi concluído em 2014 e tem capacidade para cerca de 49 mil pessoas, um pouco menos que a capacidade para os jogos de Frankfurt disputados nesta temporada. A Neo Química Arena do Corinthians já sediou eventos históricos. Seis partidas, incluindo a abertura, foram disputadas lá durante a Copa do Mundo Masculina da FIFA em 2014 e também sediou partidas de futebol como parte dos Jogos Olímpicos de 2016, sediados no Rio de Janeiro. O’Reilly disse que o Rio poderia estar na lista para sediar um jogo da NFL no futuro.
O inventário expandido de jogos internacionais significa que a NFL pode continuar a jogar dois jogos no Tottenham, ter jogos na Alemanha e no Brasil, retomar os jogos na Cidade do México quando as renovações dos estádios estiverem concluídas e agendar ainda mais jogos em novos locais, incluindo Madrid e potencialmente França. Quando a NFL iniciou uma temporada regular de 17 jogos, houve uma conversa considerável sobre quantos jogos adicionais seriam disputados internacionalmente. Na época, a liga decidiu fazer quatro jogos porque, segundo O’Reilly, outros locais não haviam sido totalmente avaliados. Até recentemente, também havia alguma hesitação entre os proprietários em que as suas equipas jogassem no estrangeiro, porque isso poderia significar desistir de um jogo disputado no seu estádio. Mas a dinâmica parece ter mudado com o sucesso e a popularidade dos jogos no Tottenham Hotspur Stadium e na Alemanha, a atribuição dos direitos de marketing das equipes aos mercados internacionais e o reconhecimento de que o crescimento internacional é uma iniciativa estratégica de topo para a liga.
Sigam-me os bons: