Matthew Perry, o ator conhecido por interpretar o eterno Chandler Bing na série de sucesso “Friends”, faleceu. Ele tinha 54 anos e foi encontrado morto neste sábado na banheira de hidromassagem de sua casa em Los Angeles, segundo fontes policiais.
De acordo com a mídia americana, as autoridades o encontraram inconsciente por volta das 16h e não havia sinais de crime ou drogas no local. A morte está sendo investigada pela polícia local.
Matthew Perry ganhou reconhecimento internacional por seu papel como o irônico Chandler de 20 e poucos anos em “Friends”, que durou 10 temporadas, de 1994 a 2004. Ele foi indicado ao Primetime Emmy em 2002 por sua atuação na icônica sitcom. Entre as seis estrelas do grupo “Friends”, Perry era ambicioso como intérprete e produtor, mas também enfrentou uma longa luta contra o abuso de substâncias que atrapalhou sua carreira. Mais tarde na vida, especialmente com seu livro de 2022, “Friends, Lovers and the Big Terrible Thing: A Memoir”, Perry concentrou grande parte de sua energia em usar sua experiência para ajudar outras pessoas a permanecerem sóbrias.
Durante o apogeu de “Friends”, Perry também era um protagonista muito procurado, que se interessou por longas-metragens, mas nunca decolou nas telonas. Sua vida romântica também foi observada de perto quando Perry namorou estrelas como Julia Roberts, Selma Blair, Lizzy Caplan e a falecida Jamie Tarses, a executiva da NBC que desenvolveu “Friends” e se tornou a primeira mulher presidente de entretenimento da grandes emissoras americanas, quando ela ingressou na ABC em 1996.
Além de “Friends”, Matthew Perry co-estrelou séries de televisão como “Studio 60 on the Sunset Strip”, “Go On”, “Mr. Sunshine” e um remake do duradouro “The Odd Couple” de Neil Simon, com Perry no papel de Oscar Madison, que ficou famoso primeiro por Walter Matthau e na TV por Jack Klugman. Perry recebeu duas indicações ao Emmy em 2003 e 2004 como melhor ator convidado em uma série dramática por seu papel como Joe Quincy em “The West Wing”. Em “The Odd Couple” e “Mr. Sunshine”, Perry também foi um produtor ativo que foi fundamental para concretizar os dois programas.
Perry teve uma longa associação com a Warner Bros. TV através de “Friends”, “The West Wing” e “Studio 60 on the Sunset Strip”. Em comunicado, o estúdio elogiou sua habilidade como intérprete:
Estamos arrasados com o falecimento do nosso querido amigo Matthew Perry. Matthew era um ator incrivelmente talentoso e uma parte indelével da família Warner Bros. Television Group. O impacto de seu gênio cômico foi sentido em todo o mundo, e seu legado viverá no coração de muitas pessoas. Este é um dia de partir o coração e enviamos nosso amor à sua família, aos seus entes queridos e a todos os seus fãs devotos.
A NBC também prestou homenagem ao ator:
Estamos extremamente tristes com o falecimento prematuro de Matthew Perry. Ele trouxe muita alegria para centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo com seu timing cômico perfeito e humor irônico. Seu legado viverá por inúmeras gerações.
Perry nasceu em 19 de agosto de 1969, em Plymouth, Massachusetts, filho da jornalista canadense Suzanne Marie Morrison, e do ator e ex-modelo John Bennett Perry. Após o divórcio de seus pais, ele foi criado por sua mãe em Ottawa, Ontário, onde foi educado na Escola Pública Rockcliffe Park e no Ashbury College. Seu padrasto é Keith Morrison, âncora de longa data do “Dateline” da NBC News.
Aos 15 anos, Perry mudou-se para Los Angeles para continuar atuando e frequentou a The Buckley School em Sherman Oaks até sua formatura em 1987. Naquele ano, Perry desempenhou o papel de Chazz Russell na sitcom da Fox “Second Chance”, que foi renovada sob o título “Boys Will Be Boys” após 13 episódios.
Após o cancelamento de “Boys Will Be Boys” após sua primeira temporada, Perry estreou no cinema em “Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon”, de 1988. Ele teve um arco de três episódios como o namorado de Carol Seavor, Sandy, na comédia familiar da ABC, “Growing Pains”, em 1989. Depois de várias participações especiais, ele foi escalado como personagem regular na sitcom da CBS de 1990, “Sydney”.
Antes de “Friends” torná-lo uma grande estrela ao lado de Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, David Schwimmer, Courteney Cox e Matt LeBlanc, Perry também apareceu em “Who’s the Boss?”, “Barrados no Baile”, “Home Free” e muito mais. Mas tudo mudou para Perry em 1994, quando “Friends”, que girava em torno de seis jovens adultos no início da vida adulta em Nova York, se tornou um sucesso instantâneo e uma das séries de TV mais populares e bem-sucedidas de todos os tempos. Uma média de 25 milhões de pessoas sintonizaram cada novo episódio, e o final da série atraiu 52,5 milhões de americanos, tornando-se o quinto final de série mais visto de todos os tempos.
O Chandler Bing de Matthew Perry era o amigo sarcástico e autodepreciativo do grupo, mas seu sarcasmo escondia uma insegurança e estranheza mais profundas que causaram algumas das maiores risadas do programa. Chandler era o melhor amigo de Joey Tribbiani de Matt LeBlanc e de Ross Geller de David Schwimmer. Ele eventualmente se casa com a irmã de Ross, Monica Gellar, interpretada por Courteney Cox, no final da 7ª temporada, e os dois adotam gêmeos, Jack e Erica, no final de “Friends”.
Durante e depois de “Friends”, Perry também teve papéis importantes em “Ally McBeal” da Fox e “The West Wing” da NBC. Em 2006, depois que “West Wing” encerrou sua temporada histórica, Aaron Sorkin convocou Perry e Bradley Whitford para estrelar sua próxima série altamente antecipada pela NBC, “Studio 60 on the Sunset Strip”, que se passava nos bastidores de uma série de comédia de esquetes de uma TV fictícia. Perry interpretou o experiente escritor de comédia Matt Albie, que acaba assumindo as rédeas como produtor ao lado do personagem de Whitford enquanto a outrora orgulhosa série luta. “Studio 60”, que também foi estrelada por Amanda Peet, Sarah Paulson, Steven Weber e D.L. Hughley foi um fracasso para os telespectadores (e para a maioria dos críticos) e foi cancelada após uma temporada, mas o programa desenvolveu um culto de seguidores nos anos seguintes.
Na temporada 2011-2012, Perry co-criou e estrelou ao lado de Allison Janney na comédia sombria da ABC “Mr. Sunshine”, no qual ele interpretou um gerente castigado pelo tempo de uma arena esportiva de segunda divisão de San Diego. O personagem foi claramente projetado para se basear na busca na vida real de Perry pela redenção na carreira, após anos de vida difícil.
Em 2015, Perry ajudou a desenvolver o relançamento de “The Odd Couple”, com Thomas Lennon no papel de Felix Unger, que durou três temporadas. A sombra de seu sucesso em “Friends” nunca esteve longe da vida de Perry. Em 2021, as seis estrelas sentaram-se juntas, revisitaram cenários e reconstituíram cenas famosas para um tão aguardado especial de reunião que ajudou a estabelecer a plataforma de streaming HBO Max (agora Max), reforçando o quão valioso “Friends” é para o estúdio.
Perry falou abertamente sobre seus problemas de abuso de álcool e drogas em sua carreira. Em 1997, após um acidente de jet ski, ele ficou viciado em Vicodin e foi para a reabilitação em 2001. Mais tarde, ele transformou sua antiga casa em Malibu em uma instalação para sóbrios chamada Perry House, que funcionou até 2015. Em 2021, Perry declarou que ele estava sóbrio e estimou que gastou US$ 9 milhões em seu caminho para a sobriedade.
Matthew Perry não se casou e não teve filhos. Que ele descanse em paz, nosso eterno Chandler Bing.
Sigam-me os bons:
1 Comentário
Lucas 31/10/2023 at 17:34
Triste demais. Que ele descanse em paz.