A ascensão do império da Adidas está recebendo uma série limitada depois que o produtor de cinema independente Niels Juul (“Ferrari”, “Assassinos da Lua das Flores”) assinou um acordo com a família do fundador da marca, Adi Dassler.
A No Fat Ego Productions de Niels Juul e a AD Legacy, empresa criada pelos netos de Dassler, firmaram uma parceria para produzir uma série limitada de ficção baseada na vida de Dassler e na marca global que ele criou em sua pequena vila alemã. A série também irá capturar o intenso drama familiar e a eventual separação entre Adolf Dassler e seu irmão Rudolf, que criou a Puma, lançando uma das rivalidades de marca mais duradouras da história.
Juul – que foi um dos sócios fundadores da Von Dutch Originals antes de fazer a transição para o ramo cinematográfico – descreve o projeto como estando “na intersecção criativa de ‘The Crown’ e ‘Succession’”. Uma sinopse inicial da série limitada explica que a história será apresentada do ponto de vista da filha mais velha de Dassler, Inge, capturando a “paixão intransigente de seu pai pelos esportes e sua obsessão pela inovação”.
Num comunicado anunciando o acordo, Juul explicou por que a história da família Dassler era tão atraente. “Sou um grande fã de histórias da vida real e, por mais que tenha gostado da história de Enzo Ferrari, fui imediatamente atraído pela história de Adi. É uma história muito dramática, intensa e brutal, mas também às vezes hilariamente engraçada com a rivalidade entre os dois irmãos”, começa ele.
“Mas o que realmente me atrai nesta história é como um homem visionário e idealista esportivo desafiou completamente as convenções da época”, continua Juul. “Desde fabricar sapatos para o medalhista de ouro Jesse Owens contra a vontade de Hitler nas Olimpíadas de Berlim de 1936 até apoiar Katrine Switzer, a primeira mulher a correr a Maratona de Boston em 1967, mesmo quando ela – como mulher – não tinha permissão, ou desenvolver o primeiro tênis feminino para Billie Jean King enquanto ela lutava pela igualdade de direitos para as mulheres nos esportes. Através desses eventos revolucionários na história do esporte, vejo uma grande oportunidade de contar não apenas uma saga familiar e de marca de tirar o fôlego, mas também lançar uma luz íntima e pessoal sobre alguns dos eventos mais icônicos e memoráveis da história do esporte.”
Horst Bente, do AD Legacy, compartilhou uma declaração em nome da família, dizendo:
Estamos emocionados e entusiasmados com a parceria com Niels Juul e sua equipe. As raízes europeias de Niels, a sua experiência e, mais importante, a sua visão de como contar a história de várias décadas da nossa família fazem dele um parceiro perfeito para nós. Estamos muito ansiosos para estar envolvidos em todos os aspectos deste projeto e apoiá-lo totalmente. Estamos gratos também pelo apoio da Adidas, pois é nosso desejo comum partilhar esta incrível peça da história do desporto.
O projeto está em desenvolvimento inicial com No Fat Ego e seus produtores associados nos EUA, Reino Unido e Alemanha trabalhando com historiadores da Adidas, juntamente com a equipe da AD Legacy, nos próximos meses para pesquisar e moldar a narrativa para a provável série limitada de 12 episódios.
Sigam-me os bons: