Grammy Awards adiciona três novas categorias

Grammy Awards adiciona três novas categorias

A Recording Academy adicionou três novas categorias para o 66º Grammy Awards: Melhor Performance de Música Africana, Melhor Álbum de Jazz Alternativo e Melhor Gravação de Dança Pop. As novas adições do ano passado incluíram compositor do ano e música para mudança social.

Além disso, as categorias existentes de produtor do ano, não clássico e compositor do ano, não clássico serão movidas para o campo geral – o que significa que todos os votantes do Grammy poderão votar nessas categorias, que anteriormente eram “artes” ou “categorias especializadas”, juntamente com engenharia, embalagem e afins, para as quais votaram apenas membros que trabalham nessas áreas.

As adições e emendas da categoria foram votadas e aprovadas na mais recente reunião semestral do Conselho de Curadores da Recording Academy, realizada no mês passado. Harvey Mason Jr., CEO da Recording Academy, disse:

A Recording Academy tem o orgulho de anunciar essas últimas mudanças de categoria em nosso processo de premiação. Essas mudanças refletem nosso compromisso de ouvir ativamente e responder ao feedback de nossa comunidade musical, representar com precisão uma gama diversificada de gêneros musicais relevantes e permanecer alinhado com o cenário musical em constante evolução. Ao introduzir essas três novas categorias, podemos reconhecer e apreciar uma gama mais ampla de artistas – e realocar as categorias de produtor do ano e compositor do ano para o campo geral garante que todos os nossos eleitores possam participar do reconhecimento da excelência nessas categorias. Estamos entusiasmados em homenagear e celebrar os criadores e gravações nessas categorias, ao mesmo tempo em que expomos uma gama mais ampla de músicas para fãs em todo o mundo.

De acordo com o anúncio, as três novas categorias incluem:

  • Melhor Performance de Música Africana

Uma categoria de faixas e singles que reconhece gravações que utilizam expressões locais únicas de todo o continente africano. Destacando as tradições musicais melódicas, harmônicas e rítmicas regionais, a categoria inclui, mas não se limita ao Afrobeat, Afro-fusion, Afro Pop, Afrobeats, Alte, Amapiano, Bongo Flava, Genge, Kizomba, Chimurenga, High Life, Fuji, Kwassa, Gêneros Ndombolo, Mapouka, Ghanaian Drill, Afro-House, Hip-Hop sul-africano e Ethio Jazz.

  • Melhor Gravação de Dança Pop

Reconhece faixas e singles que apresentam música dançante e acelerada que segue um arranjo pop. As gravações de dança pop qualificadas também apresentam fortes batidas rítmicas, instrumentos eletrônicos significativos com ênfase na performance vocal, melodia e ganchos. Os remixes de dança são elegíveis apenas na categoria de melhor gravação remixada e não podem ser inscritos na melhor gravação de dança pop.

  • Melhor Álbum de Jazz Alternativo

Esta categoria reconhece a excelência artística em álbuns de jazz alternativos individuais, duos, grupos/conjuntos, com ou sem voz. O jazz alternativo pode ser definido como uma mistura de gêneros, híbrido envolvente que mistura jazz (improvisação, interação, harmonia, ritmo, arranjos, composição e estilo) com outros gêneros, incluindo R&B, hip-hop, clássico, improvisação contemporânea, experimental, pop, rap, música eletrônica/dance e/ou palavra falada. Pode também incluir as técnicas de produção/instrumentação contemporâneas associadas a outros géneros.

Sigam-me os bons: