Foo Fighters revela novo baterista: Josh Freese

Foo Fighters revela novo baterista: Josh Freese

Como esperado, o Foo Fighters revelou seu novo baterista durante um evento transmitido ao vivo neste domingo: E como esperado, é o veterano e amigo de longa data Josh Freese. A banda lança uma grande turnê – a primeira sem o baterista Taylor Hawkins, que morreu tragicamente na Colômbia no ano passado – em New Hampshire em 24 de maio.

Embora a banda tenha anunciado sua intenção de continuar no final do ano passado, eles fizeram um grande esforço para não revelar a identidade de seu novo baterista. Eles tocaram durante os momentos de abertura da transmissão ao vivo, chamada “Foo Fighters: Preparing Music for Concerts”, que apresentava todos os membros brincando uns com os outros em sua sala de ensaio, com suas guitarras ligadas.

Em sucessão, três bateristas de primeira linha bateram à porta – Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Peppers, Tommy Lee, do Motley Crue, e Danny Carey, do Tool – dizendo coisas como: “Há um Mercedes branco bloqueando meu carro” ou “Ei, peguei o PF Changs!” ou “Eu preparei seus poodles para você” enquanto os membros da banda diziam: “Estaremos lá!” ou algo semelhante.

Finalmente, uma voz é ouvida gritando: “Hum… DESCULPA-ME?!” Os membros da banda se viram e olham para Freese, que está sentado atrás de uma bateria, mas estava fora da câmera até aquele momento. Ele diz: “Podemos tocar uma música ou algo assim ?!” e então a banda lança as músicas de seu novo álbum, “But Here We Are”, que será lançado em 2 de junho.

Em meio às canções, havia muitas brincadeiras típicas de banda de rock no ensaio, relembrando seus primeiros dias como músicos – Freese fala longamente sobre uma banda com a qual tocou na Disneylândia quando tinha 12 anos, que aparentemente se chamava Polo; “LaCoste abriu para você!” um membro da banda brinca. A banda também passou através de alguns sucessos anteriores, incluindo uma versão ardente de “Monkey Wrench” que encontrou Freese trazendo uma energia ainda mais punk para a música.

O especial pré-gravado pode ter sido uma espécie de ensaio público ou passagem de som, mas claramente nenhum ensaio adicional é necessário: as apresentações foram herméticas, com a banda discutindo apenas alguns pequenos refinamentos.

Freese, um dos melhores, mais versáteis e experientes bateristas de rock da atualidade, mostra por que ele tem talento para ocupar o lugar de Hawkins e Grohl (ele mesmo um dos maiores bateristas da história do rock, embora seja o vocalista dos Foo Fighters e guitarrista rítmico), tocando com a quantidade certa de firmeza, potência e brilho. Se foi uma audição transmitida ao vivo para os fãs, é seguro dizer que ele passou com louvor.

Não é difícil ver porque Freese é um grande baterista do Foo Fighters. Ele é um amigo de longa data de Grohl e Hawkins, e é um ás veterano da sessão que já se apresentou com Guns N ‘Roses, A Perfect Circle, Puddle of Mudd, Nine Inch Nails, Weezer, Paramore, the Replacements, Sting and the Vandals – e essas são apenas as bandas de rock com as quais ele trabalhou. Ao longo dos anos, ele tocou com uma variedade impressionante de músicos diferentes em mais de 300 gravações, do pop ao rock e ao country: sua versatilidade é demonstrada pelo fato de que no festival Coachella do ano passado, ele se apresentou com Danny Elfman, que é o vocalista dos veteranos da nova onda Oingo Boingo e o compositor de filmes favorito de Tim Burton, e os magos do hiper-pop 100 Gecs – dois artistas dramaticamente diferentes que exigiam estilos variados, e ele entregou com ambos.

Mas Freese não é apenas um músico profundamente experiente e abrangente que conhece a banda e sua música, sua presença resolve muitos dos desafios que qualquer um que assuma o papel de Hawkins pode enfrentar: ele é conhecido como um dos melhores bateristas da negócio, então ele é bem conhecido dos músicos, e o fato de ele ser menos familiar do público é na verdade uma vantagem, então não haveria nenhuma associação de bandas anteriores (mesmo que ele tenha tocado com dezenas). Como mostra seu longo currículo, ele pode tocar em praticamente qualquer estilo – e aos 50 anos, ele é da mesma geração que a maioria dos outros membros da banda. Também não está claro se ele agora é um membro permanente da banda ou atua como freelancer de longo prazo.

“Foo Fighters: Preparing Music for Concerts” é um evento de streaming na plataforma Live Nations Veeps “repleto de rock & roll (incluindo apresentações de estreia de músicas de ‘But Here We Are’), filmagens exclusivas dos bastidores e algumas surpresas— tudo capturado nos confins espaçosos e caseiros dos 606 estúdios da própria banda.” Está no ar exclusivamente em https://foofighters.veeps.com/, com visualização repetida sob demanda habilitada até 24 de maio.

Joel Madden, CEO e fundador do Veeps, disse:

Espectáculos como este não acontecem todos os dias. Aproveitar este momento para reunir fãs em todo o mundo, para dar às pessoas a oportunidade de compartilhar a experiência, não importa onde estejam, é um presente. Ter um lugar para tornar esses momentos acessíveis é o motivo pelo qual construímos o Veeps e temos a honra de confiar em entregar esse show incrível para o Foo Fighters e todos os seus fãs.

A próxima turnê do Foo Fighters começará em 24 de maio no Bank of New Hampshire Pavilion em Gilford, NH.

Sigam-me os bons: