A New Line Cinema e a Warner Bros Pictures firmaram um novo acordo de vários anos com a Middle-Earth Enterprises do Embracer Group AB para se unirem em novos filmes de “O Senhor dos Anéis”. O CEO da Warner Bros Discovery, David Zaslav, divulgou a notícia na quinta-feira durante conferência da empresa para discutir os resultados do quarto trimestre de 2022.
Zaslav mencionou em conferências anteriores a necessidade de mais franquias nas telonas.
O acordo ocorre 20 anos depois que a New Line lançou a épica trilogia “O Senhor dos Anéis”, de Peter Jackson, que rendeu 17 Oscars, incluindo 11 em 2004 pelo final “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, batendo o recorde de um único filme. A Warner voltou a trabalhar com Jackson para uma trilogia de filmes baseada em “O Hobbit”, uma co-produção com a MGM. Combinados, os seis filmes arrecadaram quase US$ 6 bilhões em bilheteria em todo o mundo.
A New Line e a Warner Bros Animation estão atualmente em produção em “O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim”, um anime original ambientado 183 anos antes dos eventos de “O Senhor dos Anéis”. O filme, que conta o destino da Casa de Helm Hammerhand, o lendário Rei de Rohan, está programado para estrear nos cinemas americanos em 12 de abril de 2024.
Lee Guinchard, CEO do grupo operativo Freemode do Embracer Group comentou sobre os novos filmes:
Após nossa recente aquisição da Middle-earth Enterprises, estamos entusiasmados em embarcar nesta nova jornada colaborativa com a New Line Cinema e a Warner Bros. Pictures, trazendo o incomparável mundo de J.R.R. Tolkien de volta à telona de maneiras novas e empolgantes. Entendemos o quanto essas obras são apreciadas e, trabalhando em conjunto com nossos parceiros da New Line Cinema e da Warner Bros. Pictures, planejamos honrar o passado, olhar para o futuro e aderir ao mais alto nível de qualidade e valores de produção.
Os co-presidentes e CEOs do Warner Bros Pictures Group, Michael De Luca e Pam Abdy adicionaram:
Vinte anos atrás, a New Line deu um salto de fé sem precedentes para realizar as incríveis histórias, personagens e mundo de ‘O Senhor dos Anéis’ na telona. O resultado foi uma série histórica de filmes que foram adotados por gerações de fãs. Mas, apesar de todo o escopo e detalhes cuidadosamente embalados nas duas trilogias, o vasto, complexo e deslumbrante universo sonhado por J.R.R. Tolkien permanece amplamente inexplorado no cinema. A oportunidade de convidar os fãs a se aprofundarem no mundo cinematográfico da Terra-média é uma honra, e estamos entusiasmados em fazer parceria com a Middle-earth Enterprises e a Embracer nesta aventura.
Vale lembrar que, em um acordo separado de direitos de TV em 2018 no valor de cerca de US$ 250 milhões, a Amazon venceu a Netflix pelos direitos com a propriedade de Tolkien, a editora HarperCollins e a New Line por um compromisso de cinco temporadas para trazer “O Senhor dos Anéis” para o serviço de streaming. Isso se tornou “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, que estreou no Prime Video em setembro de 2022.
A Middle-earth Enterprises detém os direitos mundiais exclusivos de filmes, jogos, merchandising, palco e outros direitos sobre certas obras literárias de Tolkein, incluindo “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”. Eles licenciaram e produziram filmes, jogos, produções teatrais e mercadorias baseadas nas obras por mais de quatro décadas. Em agosto, a Embracer comprou os direitos do filme da Terra-média do falecido produtor ganhador do Oscar Saul Zaentz.
Sigam-me os bons:
