Depois de sofrer para recriar a magia da franquia de filmes “Harry Potter” com a trilogia spin-off sem brilho “Animais Fantásticos”, a Warner Bros finalmente atingiu o topo novamente com sua última peça da Propriedade Intelectual do Mundo Mágico: o videogame “Hogwarts Legacy”.
O RPG de ação, produzido pela Warner Bros. Games e pela Avalanche Software, conquistou os Potterheads desde seu lançamento em 10 de fevereiro. Os números das vendas ainda estão por vir, mas está claro pelo fator buzz e outras medidas – incluindo gráficos de vendas no Japão, Reino Unido e Europa – que os fãs estão engajados. Por um lado, a chegada do jogo estimulou o maior tráfego na comunidade “Harry Potter” na plataforma de fãs em mais de sete anos.
O segundo período de maior tráfego para a comunidade Potter no Fandom nos últimos anos foi durante o lançamento de 2018 do segundo filme “Animais Fantásticos”. As visualizações de página impulsionadas por “Hogwarts Legacy” superaram esse pico em 39% em apenas cinco dias. David Haddad, presidente da Warner Bros. Games, disse à Variety em 16 de fevereiro
O envolvimento do jogador é espetacular. Até agora, registramos mais de 152 milhões de horas jogadas, 173 milhões de plantas mágicas cultivadas, 115 milhões de poções preparadas e 556 milhões de Magos das Trevas derrotados.
De acordo com estatísticas atualizadas fornecidas à Variety na terça-feira pela Warner Bros. Games, “Hogwarts Legacy” já teve 267 milhões de horas jogadas, 393 milhões de plantas mágicas cultivadas, 242 milhões de poções preparadas e 1,25 bilhão de Magos das Trevas derrotados. A Warner Bros. vê “Hogwarts Legacy” como uma franquia de longo prazo, conforme comentou David Haddad:
Estamos muito satisfeitos com o lançamento inicial e vemos um futuro brilhante para os lançamentos de nossas outras plataformas.
Ao mesmo tempo, a chegada do jogo provocou um debate acalorado no fandom de Harry Potter, que ficou cada vez mais perturbado quando a autora J.K. Rowling continua a expressar publicamente pontos de vista que muitos consideram ofensivos para pessoas trans. Embora Rowling não tenha participado criativamente do jogo, ela se beneficia financeiramente de suas vendas, gerando ansiedade sobre se jogá-lo equivale a apoiar causas anti-trans. A contínua dor de cabeça de relações públicas para a Warner Bros. provavelmente só ficará mais complicada quando Rowling abordou suas controversas declarações no podcast “The Witch Trials of J.K. Rowling”, que estreou em 21 de fevereiro.
“Hogwarts Legacy” também representa um investimento renovado da Warner Bros. na criação de títulos de videogame AAA baseados em suas principais franquias. Enquanto o diretor James Gunn e o produtor Peter Safran assumem as rédeas do DC Studios da Warner Bros. Gunn disse no mês passado em um evento para a imprensa na Warner Bros. que os jogos da DC serviriam como uma ponte narrativa entre os títulos do cinema e games.
“Hogwarts Legacy” também é notável porque a Warner Bros. é o último dos grandes estúdios de Hollywood a produzir seus próprios jogos em vez de terceirizar os títulos. A empresa controladora Warner Bros. Discovery espera que os jogos se tornem um motor de crescimento para o estúdio.
Sigam-me os bons: