Ang Lee, o diretor vencedor do Oscar de “As Aventuras de Pi” e “O Segredo de Brokeback Mountain”, vai dirigir um filme biográfico sobre a lenda das artes marciais, Bruce Lee. O filho de Ang Lee, Mason Lee, está escalado para estrelar o filme, que está em desenvolvimento na 3000 Pictures da Sony.
Dan Futterman, que escreveu “Capote” e “Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo”, está adaptando o roteiro. Jean Castelli, Alex Law e Mabel Cheung e Wells Tower escreveram versões anteriores do roteiro.
Bruce Lee, que morreu em 1973 aos 32 anos, teve uma breve mas duradoura presença em Hollywood como ator, diretor e especialista em artes marciais. Seus filmes, incluindo “A Fúria do Dragão”, “Operação Dragão” e “O Voo do Dragão”, bem como a série de TV “O Besouro Verde”, popularizaram as artes marciais em todo o mundo no final dos anos 1960 e início dos anos 1970.
Ang Lee comentou sobre a produção em comunicados:
Aceito como nem totalmente americano nem totalmente chinês, Bruce Lee foi uma ponte entre o Oriente e o Ocidente que apresentou o Gung Fu chinês ao mundo, um cientista do combate e um artista icônico que revolucionou as artes marciais e o cinema de ação. Sinto-me compelido a contar a história desse ser humano brilhante e único que ansiava por pertencer, possuía um tremendo poder em uma estrutura de 135 libras e que, por meio de trabalho árduo e incansável, transformou sonhos impossíveis em realidade.
Lawrence Gray, Shannon Lee, Ang Lee, Ben Everard e Brian Bell atuarão como produtores. Elizabeth Gabler e Marisa Paiva estão supervisionando o projeto para o estúdio. O filme ainda sem título reúne Lee com Gabler, Paiva e o presidente da Sony Pictures, Tom Rothman, depois de trabalharem juntos no drama de aventura vencedor do Oscar de 2012, “As Aventuras de Pi”.
Elizabeth Gavler também comentou sobre o filme biográfico:
‘Bruce Lee’ é um projeto de paixão de longa data para Ang e uma história profundamente emocional que descreve os triunfos e conflitos de um dos principais heróis de ação da vida real de nosso tempo. Todos nós da Sony e da 3000 Pictures estamos orgulhosos de ajudar Ang e sua equipe de filmagem a criar o que acreditamos que será um evento teatral extraordinário.
Um cineasta condecorado, os filmes de Ang Lee marcaram nas bilheterias, além de arrecadar vários prêmios da Academia: incluindo quatro por “As Aventuras de Pi”, três por “Brokeback Mountain” e dois por “O Tigre e o Dragão”. Seus outros créditos incluem “Razão e Sensibilidade”, “Hulk”, “Desejo e Perigo” e “A Longa Caminhada de Billy Lynn”.
Mason Lee, que tem 32 anos, apareceu em “A Longa Caminhada de Billy Lynn” e “Se Beber, Não Case! Parte II”. Mais recentemente, ele estrelou a comédia romântica taiwanesa “Stand By Me”, o drama de Hong Kong “Limbo” e “Who Killed Cock Robin”.
Sigam-me os bons: