O cantor Bruno Mars anunciou que o Silk Sonic – dupla de R&B composta por ele mesmo junto com Anderson .Paak – retirou seu álbum “An Evening With Silk Sonic” da lista de consideração do Grammy Awards de 2023.
O próprio cantor divulgou a retirada à Rolling Stone:
Nós realmente colocamos tudo de nós neste álbum, mas o Silk Sonic gostaria de graciosamente, humildemente e mais importante, sexualmente, desistir de enviar nosso álbum este ano. Esperamos poder comemorar com todos um grande ano de música e participar da festa. Obrigado por deixar o Silk Sonic prosperar.
O primeiro single do álbum, “Leave the Door Open”, foi lançado em abril de 2021 e ganhou todos os quatro Grammys pelos quais foi indicado nos prêmios de 2022, incluindo gravação e single do ano. O álbum foi lançado em novembro passado e não é apenas elegível para prêmios de 2023, mas era esperado por quase todos os especialistas como um dos principais candidatos ao álbum do ano. Mas Bruno Mars falou mais sobre a retirada:
Seríamos loucos se pedíssemos mais alguma coisa. Andy e eu, e todos que trabalharam neste projeto, ganhamos no momento em que o mundo respondeu a ‘Leave the Door Open’. Todo o resto foi apenas a cereja do bolo. Agradecemos ao Grammy por nos permitir tocar em sua plataforma – não uma, mas duas vezes – e nos premiar na cerimônia do ano passado.
As indicações ao Grammy não acontecem automaticamente: as gravações e álbuns devem ser enviadas por um representante, geralmente a gravadora do artista, e se um artista não quiser que sua música seja enviada, isso equivale a uma desistência.
É possível que Mars, um favorito de longa data do Grammy, possa estar respondendo às críticas que a Academia de Gravação recebeu em 2018, quando seu álbum “24K Magic” e singles relacionados venceram todas as seis categorias para as quais foi indicado – incluindo os três principais prêmios: álbum, música e disco do ano — superando as entradas dos dois maiores artistas de hip-hop do mundo, Jay-Z e Kendrick Lamar. Naquele ano, Jay-Z foi indicado a oito prêmios e surpreendentemente não ganhou nenhum; Lamar ganhou cinco, mas todos nas categorias hip-hop ou vídeo. O desligamento de Jay-Z, em particular, levou a uma reação feroz contra o Grammy. Mais tarde naquele ano, o álbum “DAMN” de Lamar ganhou um Prêmio Pulitzer.
Também é possível que Mars estivesse cortando uma reação semelhante antes que pudesse começar: com Lamar e Beyonce – para não mencionar Adele – como favoritos para as indicações de 2023, pode-se argumentar que a decisão de Bruno Mars e Silk Sonic é um movimento muito inteligente na carreira.
Como uma dupla, Bruno Mars e Anderson .Paak tocaram “777” e “Hot Music” do álbum do Grammy Awards deste ano, e também realizaram uma festa especial privada onde eles tocaram principalmente covers, incluindo “Let Me Blow Ya Mind” de Eve, “I Want You Back” do Jackson 5 e “Hot In Herre” de Nelly.
Artistas como Drake e The Weeknd se recusaram a enviar gravações que provavelmente receberiam indicações no passado devido à infelicidade com prêmios ou indicações anteriores: Drake deu uma razão durante um discurso de aceitação do Grammy de 2019, dizendo: “esporte, não um esporte baseado em fatos”, presumivelmente fazendo referência aos procedimentos de votação do Grammy, e The Weeknd fez isso para protestar contra o fato de seu álbum de sucesso de 2020, “After Hours”, e o single “Blinding Lights” – um dos mais músicas populares da década passada – foram chocantemente esnobadas pelos comitês de indicação ao Grammy para os prêmios de 2021. Apenas algumas semanas após o show, o Grammy anunciou a eliminação dos comitês anônimos e internos que anteriormente determinaram as listas finais de indicados na maioria das categorias. Nem Drake nem The Weeknd enviaram gravações para os prêmios de 2022.
As indicações ao Grammy serão anunciadas na terça-feira, 15 de novembro. O 65º Grammy Awards anual acontece na Crypto.com Arena em Los Angeles em 5 de fevereiro de 2023.
Sigam-me os bons:
