Os 20 anos de That ’70s Show

Os 20 anos de That ’70s Show

23 de agosto de 1998. Nesta data, há exatos 20 anos, uma comédia estreava, com Ashton Kutcher e Mila Kunis no início de suas carreiras, focada nos – não tão distantes, na época – anos 70. A série esteve no ar por 8 temporadas e 200 episódios, repletos de participações especiais, referências ao mundo nerd da época e até mesmo um não-tão-bem-sucedido spin-off, focado nos anos 80, com outro elenco.

A sitcom ia ao ar através do canal Fox americano e seu finale foi exibido em 18 de maio de 2006. Entre suas temporadas, algumas comparações com Friends (1994-2004) ocorriam. Principalmente pelo fato de que That ’70s Show incluía em seu elenco o que muitos críticos na época afirmavam que faltava em Friends: personagens mais velhos, além do elenco principal, responsável pelas piadas e bizarrices. Após a chegada de How I Met Your Mother (2005-2014), as comparações deixaram de existir, ainda mais por não se passar em NY ou quase na mesma época, como as duas citadas.

That ’70s Show se passava entre os anos 1976 e 1979 e tinha como cenário a fictícia cidade de Point Place, em Wisconsin. Sua música de abertura, aliás, tinha um grito em seu final, dado por Danny Masterson (Hyde), onde ele encerrava com “Hello Wisconsin”. A primeira versão da música foi escrita pela banda Big Star. Com a popularidade, a banda Cheap Trick criou uma versão mais profissional da canção, chamada That 70’s Song (In the Street), usada até o final da produção.

Com um humor muito leve, foi uma das primeiras séries de humor que o Tio Du acompanhou, quando ainda passava no Brasil através do canal Sony. O canal PlayTV também chegou a exibir a sitcom. Atualmente, os amigos dos anos 70 estão com todos os episódios de todas as temporadas disponíveis na Netflix.

Os personagens principais são: Eric Forman (Topher Grace), jovem que apaixonado por sua vizinha, Donna Pinciotti (Laura Prepon). Além deles, Steven Hyde (Danny Masterson), o estudante de intercâmbio – que nunca foi falado de que país ele era – Fez (Wilmer Valderrama), Michael Kelso (Ashton Kutcher) e sua namorada Jackie Burkhardt (Mila Kunis), também faziam parte do elenco.

Como mencionei antes, a série tinha seus personagens mais velhos, com a família de Eric e a de Donna aparecendo frequentemente. Da parte de Eric, víamos seus pais Red (Kurtwood Smith) e Kitty (Debra Jo Rupp – que já participou de Friends) e sua irmã Laurie (vivida por Lisa Robin Kelly até a 5º temporada e por Christina Moore no 6º ano da série). Da parte de Donna, Bob (Don Stark) esteve creditado nos 200 episódios e sua mãe Midge (Tanya Roberts) participou de 81 capítulos.

A curiosidade por aqui fica por conta da primeira escolha para viver Red Forman, o pai de Eric: Chuck Norris. Não vimos o ator na série pois ele ainda era protagonista de Walker, Texas Ranger e foi substituído por Kurtwood Smith (e sua bota na sua bunda). A troca de Laurie, na sexta temporada, foi devido ao afastamento de Lisa Robin Kelly, por problemas pessoais. Lisa faleceu em 2013, aos 43 anos, enquanto lutava contra o alcoolismo.

O nome da série não foi o primeiro escolhido pela produção. As primeiras notícias da época de piloto e escolha de elenco eram para a série Teenage Wasteland. (que pode ser traduzido como Desolação Juvenil). Depois, o título mudou para The Kids Are Alright (As Crianças estão Bem, bem título de filme da Sessão da Tarde). Os dois nomes vinham de canções da banda The Who e a produção não conseguiu os direitos de uso para utilizá-los.

O sucesso da série era grande e a Fox decidiu aprovar um spin-off para ela: That ’80s Show, focada nos anos 80 (obviamente). O sucesso não se repetiu. Após apenas 13 episódios exibidos em 2002, a baixa audiência e recepção ruim culminaram no cancelamento da “irmã” de outra época. A nova série não tinha nenhum vínculo direto com a produção original, se conectando apenas no nome. Talvez desse certo em uma continuação da original, nunca saberemos.

That ’70s Show sempre teve bastante referências pop em sua exibição. Todos os episódios, da 5ª temporada em diante, tinham nome de músicas de bandas de rock da época: Led Zeppelin, The Who, Rolling Stones e Queen. A trilha sonora também tinha ABBA, Deep Purple, The Clash, Elton John, Gloria Gaynor e Elvis Costello. Algumas cenas rápidas de mudança de cenário também tinham fotos de artistas sendo manipuladas para parecer que estavam falando algo à câmera.

Mila Kunis tinha apenas 14 anos quando fez o teste para o elenco, que exigia apenas maiores de 18 anos. Na época, a atriz falou para os produtores que faria 18 anos no dia de seu aniversário, mas não revelou que isso só aconteceria anos depois. Ela foi aprovada e acabou sendo contratada mesmo após descobrirem sua verdadeira idade. O primeiro beijo de Mila na vida foi em cena, aos 14 anos, com seu par Ashton Kutcher. 11 anos depois após o final da série, em 2015, os atores se casaram.

That ’70s Show é a quarta série mais longa já exibida pela FOX, ficando atrás de Os Simpsons, Married… with Children e O Rei do Pedaço. A produção foi a única renovada com lançamento em 1998. As companheiras de estreia, Costello, Living in Captivity e Brimstone, não tiveram mais episódios além da primeira temporada.

E onde estão agora?

  • Topher Grace (Eric): Esteve presente nos cinemas, com uma participação como Eddie Brock/Venom no esquecível Homem-Aranha 3. Seu último trabalho foi em Mississippi Requiem. Na TV, participou de 2 episódios de Get Shorty, em 2017
  • Laura Prepon (Donna): Faz parte do elenco de Orange is the New Black, da Netflix. Protagonizou a série Are You There, Chelsea? e fez participações em algumas séries como How I Met Your Mother, Castle e House.
  • Ashton Kutcher (Kelso): Protagonizou Two and a Half Men após a saída conturbada de Charlie Sheen. Hoje, está em The Ranch, também da Netflix. Esteve casado com Demi Moore entre 2005 e 2013, em 2015, casou com Mila Kunis (Jackie), com quem tem dois filhos.
  • Mila Kunis (Jackie): Permanece sendo a voz de Meg Griffin em Uma Família da Pesada. Teve diversas participações no cinema, como Cisne Negro, Perfeita é a Mãe! e Amizade Colorida.
  • Danny Masterson (Hyde): Esteve com Ashton Kutcher na série The Ranch e foi denunciado por assédio nos últimos tempos, o que causou sua saída da série. Protagonizou Men At Work e fez algumas participações em séries como Haven, Raising Hope e White Collar.
  • Wilmer Valderrama (Fez): Atualmente no elenco de NCIS, o ator já foi namorado da cantora Demi Lovato, a qual se aproximou recentemente após uma overdose e sua posterior internação. Ele esteve presente em Grey’s Anatomy, a série de Um Drink no Inferno e também em The Ranch.
  • Kurtwood Smith (Red): Como seus colegas de That ’70s Show, participou de The Ranch. Também esteve em diversas séries, como Patriot, Apenas um Show, Agent Carter, Ressurection e Chaos.
  • Debra JoRupp (Kitty): Suas últimas aparições foram em The Ranch (também), This Is Us e Better With You.
  • Don Stark (Bob): Seus últimos trabalhos foram em Shameless e Hit the Floor. Também esteve em Scorpion, Maron, The Good Wife, entre outras.
  • Tanya Roberts (Midge): Barbershop, de um longe 2005, foi seu último trabalho.
  • Tommy Chong (Leo): O carismático Leo, dono da loja em que Hyde trabalhava, dublou um personagem em Zootopia, também participou de Raising Hope e esteve presente em Satisfaction e Disjointed.

Deu para sentir saudades da série, que completa 20 anos hoje? Sentiu vontade de acompanhar algum dos episódios ou vê-los em The Ranch? Você pode ver as duas séries (e também Orange is the New Black) na Netflix.